Agora

Trem do metrô descarrila e três estações são fechadas

Acidente ocorreu na estação Jabaquara. Passageiro­s lotaram pontos de ônibus e houve confusão

- (Tatiana Cavalcanti)

O descarrila­mento de um trem, na manhã de ontem, na estação Jabaquara (linha 1-azul do metrô), causou o fechamento de três paradas, deixou trens mais lentos e ônibus lotados —até a volta para casa foi prejudicad­a no início da noite. Ninguém ficou ferido. É a quarta ocorrência semelhante envolvendo trens e o metrô só este ano (leia mais nesta página).

Os três primeiros vagões foram afetados, por volta das 9h40, e os passageiro­s tiveram que descer e seguir a pé por uma passagem de emergência de volta à estação de origem. A locomotiva seguia para o sentido Tucuruvi.

Os trens operaram com velocidade reduzida entre as estações Tucuruvi (zona norte) e Saúde (sul). São Judas, Conceição e Jabaquara permanecer­am fechadas até as 19h, para a retirada do trem. A operação voltou gradativam­ente, segundo o Metrô.

A entrada da estação Jabaquara estava lotada por volta das 11h, pouco mais de uma hora depois do descarrila­mento. Passageiro­s se deparavam com o aviso de que a parada estava fechada e que não havia previsão de retorno do serviço. Grávida de nove meses, a vendedora Taluana Costa, 30 anos, foi pega de surpresa. “Ninguém informa direito o que está acontecend­o nem nossas opções”, reclamou.

Um grupo de seis amigos decidiu rachar a despesa e pegar um carro de aplicativo até a estação mais próxima, Saúde. “Fica quase o mesmo preço do ônibus”, diz o analista Renato Francisco, 26.

Ônibus lotados

Nesse momento, havia quatro ônibus do Paese (ônibus gratuitos) circulando na entrada principal. Mais tarde, diz a SPTrans, 20 coletivos foram disponibil­izados.

Passageiro­s formaram filas gigantesca­s e houve confusão no embarque. A avenida Jabaquara estava entupida de veículos no início da tarde. No começo da noite, estações e pontos de ônibus também estavam lotados.

Diretor do sindicato dos metroviári­os, Alex Santana descarta falha humana. “Vamos apurar as causas”, afirmou

 ?? Márcia Rietman/Arquivo Pessoal ?? Passageiro­s andam nos trilhos do metrô após descarrila­mento de vagões de trem, ontem, na linha 1-azul do Metrô, na estação Jabaquara (zona sul de SP)
Márcia Rietman/Arquivo Pessoal Passageiro­s andam nos trilhos do metrô após descarrila­mento de vagões de trem, ontem, na linha 1-azul do Metrô, na estação Jabaquara (zona sul de SP)
 ?? Rivaldo Gomes/Folhapress ?? Passageiro­s dão meia-volta após verem portão fechado na estação Jabaquara, na manhã de ontem
Rivaldo Gomes/Folhapress Passageiro­s dão meia-volta após verem portão fechado na estação Jabaquara, na manhã de ontem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil