Agora

Sindicatos adotam cautela

- (TC) (TC)

Um dia depois de a Justiça permitir que a Prefeitura de São Paulo, sob gestão João Doria (PSDB), tire os cobradores de ônibus, profission­ais da categoria reclamavam da decisão. Eles temem perder seus empregos.

“Dizem que vão nos realocar [os 20 mil cobradores da capital]. Mas duvido. Acho que vão demitir mesmo. Somos pais de família, precisamos desse trabalho”, disse ontem um cobrador de 36 anos, que atua na linha 576C/10 - Metrô JabaquaraT­erminal Santo Amaro, que testa ônibus sem cobradores.

Para um motorista da mesma linha, de 47 anos, o cobrador fará falta. “É um profission­al essencial. Dá informaçõe­s para os passageiro­s, ajuda cadeirante­s e nos avisam quando as pessoas já desceram. Isso dá segurança. Nem sempre enxergamos o coletivo quando está cheio”.

Um motorista dessa mesma linha, que dirige um ônibus sem cobrador, disse que o tempo de viagem aumentou em cerca de dez minutos. “Isso porque tenho que parar tudo para ajudar cadeirante­s, por exemplo. Mas também paro, e me atraso, porque tenho que explicar aos

A SPTrans, sob gestão João Doria (PSDB), afirma que estuda recolocaçã­o dos cobradores em outras atividades.

O Sindmotori­stas (sindicato da categoria), diz confiar no compromiss­o assumido pela prefeitura, mas que, “mesmo assim”, o departamen­to jurídico foi acionado para passageiro­s com dinheiro que eles precisam aguardar o próximo ônibus com cobrador”. Todos os funcionári­os pediram para não serem identifica­dos.

Passageiro dessa linha, o aposentado Joel Dias, 60, reclama quando entra no ônibus sem cobrador. “Os motoristas perdem muito tempo, atrasa nossa viagem”. monitorar e tomar as providênci­as cabíveis, para garantir a vigência da lei que garante a presença dos cobradores no sistema.

A SPUrbanuss (sindicato das empresas) diz que não há determinaç­ão para que “a frota em operação trabalhe sem o cobrador”.

 ?? Robson Ventura/Folhapress ?? Ônibus da linha 576C-10, que faz o percurso Santo Amaro-Terminal Jabaquara, que opera sem cobrador
Robson Ventura/Folhapress Ônibus da linha 576C-10, que faz o percurso Santo Amaro-Terminal Jabaquara, que opera sem cobrador

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil