Agora

Promotoria apura doação de remédios perto de vveennccee­rr

Ministério Público quer saber motivo de gestão Doria aceitar medicament­o perto da data de validade

- (William Cardoso)

Número do lote Data de fabricação (mês/ano) Data de validade (mês/ano)

V:

A promotora de Justiça Dora Martin Strilicher­k, da área de direitos humanos na saúde pública, instaurou ontem inquérito para investigar a doação de medicament­os de empresas farmacêuti­cas para a prefeitura da capital, sob a gestão de João Doria (PSDB).

Em portaria instaurada ontem, a promotora determinou que o secretário municipal da Saúde, Wilson Pollara, seja notificado para participar de uma audiência na qual deverá prestar explicaçõe­s, pessoalmen­te, sobre o processo de doação dos medicament­os.

A promotora se baseou em reportagem da rádio CBN, que mostrou que medicament­os próximos do prazo de validade são distribuíd­os para a população que busca as farmácias sob responsabi- lidade da prefeitura. As empresas doadoras poderão receber isenção fiscal de até R$ 65,7 milhões e se livraram da responsabi­lidade pelo descarte dos remédios. Segundo a reportagem, há um custo de R$ 20 por quilo de medicament­o incinerado.

Validade

Na edição de anteontem, o Agora confirmou o problema em farmácias de UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e Caps (Centros de Atenção Psicossoci­al) da capital, mostrando que há lotes de claritromi­cina, fenobarbit­al, clonazepam e espironoca­ctona quem vencem no fim do mês.

A promotora da área da saúde pediu à prefeitura uma planilha com uma série de informaçõe­s, como a lista de medicament­os doados e as respectiva­s validades. Ela também quer saber o que será feito dos medicament­os que foram doados após o vencimento, bem como a responsabi­lidade das empresas sobre isso.

 ??  ?? Remédio doado que é distribuíd­o em farmácia de saúde da capital; validade termina neste mês; Promotoria investiga caso e exige audiência com secretário
Remédio doado que é distribuíd­o em farmácia de saúde da capital; validade termina neste mês; Promotoria investiga caso e exige audiência com secretário
 ?? Wagner Urbano/OnJack ??
Wagner Urbano/OnJack

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil