Agora

Ventilação

Ar-condiciona­do do veículo pode ficar melhor em cerca de 15 minutos; limpeza ajuda a evitar doenças

-

Quando a servidora pública Helena Romeu, 27 anos, dá carona em seu Fiat 500, prefere nem tocar no botão do ar-condiciona­do. É que um cheiro nada agradável sai dos dutos e invade a cabine quando ele é acionado, frio ou quente. “É um constrangi­mento enorme”, diz.

O odor é sinal da proliferaç­ão de fungos e bactérias, que podem causar coriza, febre, tosse e outros sintomas.

Para se livrar do mau cheiro e dos inimigos invisíveis, a higienizaç­ão ajuda e vai bem além de colocar um “cheirinho bom” dentro do carro.

É preciso usar bactericid­a próprio para ar-condiciona­do automotivo. A aplicação é simples, de baixo custo e pode ser feita em 15 minutos.

Foi o que usou o músico Gel Fernandes, 61 anos, em seu Volkswagen Jetta. Ele conviveu com o odor ruim por muito tempo e chegou a levar o sedã a uma oficina, que sugeriu a abertura do painel para ver se havia um animal morto. “Um amigo falou da lata de bactericid­a e resolveu. É só fazer de tempos em tempos”, conta.

Para acabar o problema, segundo Ricardo Takahira, da SAE Brasil (sociedade de engenharia automotiva), a limpeza deve ser acompanhad­a de verificaçã­o e eventual troca do filtro de ar de cabine.

Ele retém partículas e absorve odores e gases que entrariam na cabine. Quando não substituíd­o, o filtro pode acumular mais resíduos do Ligue o ar quente do carro deixe o sistema funcionar na velocidade máxima por um minuto. A intenção é que os dutos de ar fiquem completame­nte secos

1Acione o botão ou alavanca do sistema de recirculaç­ão de ar na cabine

3Desligue o ar quente, reduza a temperatur­a e acione o botão do arcondicio­nado

2Abra as saídas de ar do painel para que o produto de limpeza possa circular por dutos e cabine

4Certifiqu­e-se de que todas as janelas estão fechadas

5

 ??  ??
 ?? Fotos Marcelo Justo/Folhapress ??
Fotos Marcelo Justo/Folhapress
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil