Agora

Incêndio mata ao menos 12 em Londres

Fogo atingiu prédio de 120 apartament­os e deixou mais de 70 feridos; causa é ainda desconheci­da

- (FSP)

Pelo menos 12 pessoas morreram e mais de 70 ficaram feridas em um incêndio de grande proporção que destruiu um edifício residencia­l em uma região abastada no oeste de Londres nas primeiras horas de ontem.

Ao longo da madrugada, testemunha­s relataram ter visto pessoas presas no edifício gritando por socorro e ao menos uma mulher jogar uma criança pela janela para tentar salvá-la do fogo.

O governo britânico abriu investigaç­ão para apurar o que deu início às chamas, e a expectativ­a era a de que o número de mortos subisse porque moradores podem ter ficado presos. Há ao menos 20 feridos em estado grave.

O edifício Grenfell Tower foi construído em 1974 e reformado no ano passado em obra orçada em £10 milhões (R$ 46 milhões), segundo o jornal “Financial Times”. Em seus 24 andares, abrigava 120 apartament­os em torno de uma única escadaria.

Ao lado de um parque e diante de uma escola de ensino fundamenta­l, ele está localizado na parte norte de Kensington, colado a Notting Hill, região rica de Londres.

O fogo começou no segundo andar e logo se espalhou pelo prédio de 70 metros. A comissária de Bombeiros Dany Cotton disse nunca ter visto incêndio tão grande nos 29 anos de sua carreira.

Cerca de 200 bombeiros foram ao local seis minutos após o chamado. Moradores foram removidos de casas e prédios vizinhos enquanto se avalia o risco de desabament­o. Na noite de ontem, havia ao menos 44 famílias em abrigos de emergência.

Até a conclusão desta edi- ção, nenhum nome de vítima foi divulgado, e famílias e amigos ainda buscavam por seus entes queridos.

Normas

Segundo o jornal “The Guardian”, os condôminos foram orientados, em 2014, a permanecer­em nos apartament­os até segunda ordem caso o prédio pegasse fogo, pois as portas seriam capazes de conter as chamas por 30 minutos —o que pode explicar a hesitação em fugir.

Em outubro último, o governo britânico prometeu rever normas de segurança em edifícios altos. Em 2009, um incêndio no sul de Londres deixou seis mortos. A investigaç­ão determinou que a vistoria do prédio fora mal feita e os painéis antifogo não eram resistente­s.

O prefeito Sadiq Khan prometeu que “os londrinos receberiam as respostas às perguntas que surgiriam com a tragédia”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil