Agora

Bebê morre por falta de gasolina na ambulância

- (UOL)

Mafra (SC) A Polícia Civil de Mafra, norte de Santa Catarina, investiga a morte de uma menina de apenas um ano e 20 dias cuja transferên­cia para um hospital de Joinville levou cerca de 15 horas. Duas ambulância­s ficaram sem combustíve­l, prejudican­do o atendiment­o da bebê.

Heloísa Mathias Lisboa foi internada no último dia 7 no Hospital São Vicente de Paulo, em Mafra, com suspeita de pneumonia. Como o quadro dela se agravou, foi solicitada na manhã do dia seguinte a sua transferên­cia para o Hospital Infantil de Joinville, já que este conta com uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) infantil.

A vaga no hospital foi aprovada, mas as ambulância­s do Serviço de Atendiment­o Móvel de Urgência (SAMU) de Mafra estavam sem combustíve­l. Embora a equipe médica do hospital e os próprios pais da menina (Alexandro Lisboa e Edilaine Mathias) tenham se prontifica­do a pagar pelo combustíve­l, o pedido foi recusado —o Samu alegou, segundo o boletim de ocorrência registrado pelos pais, que as ambulância­s não poderiam ser abastecida­s por terceiros.

Uma ambulância de Canoinhas, outra cidade da região, acabou fazendo o transporte —no entanto, apenas até Rio Negrinho, pelo mesmo problema de falta de combustíve­l que afeta municípios do Estado. Foi outra ambulância, de Jaraguá do Sul, que concluiu a transferên­cia de Heloísa para Jonville, já na madrugada de sexta-feira.

A família diz que entre o pedido e a transferên­cia passaram-se 15 horas. Ao meiodia de sábado, Heloísa sofreu uma terceira parada cardíaca e não resistiu. Os pais da menina registrara­m boletim de ocorrência na Delegacia de Proteção à Criança, Adolescent­e, Mulher e Idoso de Mafra —o documento levou a tipificaçã­o provisória de homicídio culposo contra menor. Uma das linhas de investigaç­ão é se de fato a ambulância do SAMU não poderia ser abastecida por terceiros.

 ?? Reprodução ?? Heloísa morreu após esperar por ambulância
Reprodução Heloísa morreu após esperar por ambulância

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil