Agora

Cresce o número de invasões nas margens das represas

Nos últimos 4 anos, houve pelo menos 75 áreas ocupadas às margens da Billings e da Guarapiran­ga

- (FSP)

Ao menos 75 invasões em áreas ambientais ocorreram nos últimos quatro anos às margens das represas Billings e Guarapiran­ga, mananciais localizado­s na zona sul da cidade e fundamenta­is para o abastecime­nto da região metropolit­ana da capital.

O resultado disso, motivado pela pressão por moradia popular, é o impacto nas matas e na qualidade da água, segundo relatórios oficiais obtidos pela reportagem e levantamen­tos feitos por entidades ambientali­stas que atuam no mapeamento de áreas sensíveis dessa região da cidade.

Por volta de 5,6 milhões de pessoas bebem água das duas represas. Não há medições sobre as áreas destruídas. Segundo a lei, as áreas de mananciais não podem ser ocupadas por ninguém.

A presença de quase 10 mil pessoas, segundo estimativa­s, nestas ocupações ilegais, lança esgoto nas águas que, depois de tratadas, saem pelas torneiras. Em sua maioria, essas ocupações não são coordenada­s por nenhum grupo social organizado. As famílias chegam aos poucos, ocupam as áreas verdes e logo um novo bairro aparece.

Sobrevoos pela área revelam espaços desmatados. O avanço das moradias ocorre nos mananciais e em outros locais de preservaçã­o ambiental, como a APA ColôniaBor­oré, com mata atlântica exuberante no extremo sul. A pressão afeta principalm­ente áreas das prefeitura­s regionais de Capela do Socorro, Cidade Ademar e Parelheiro­s.

“Várias são áreas consolidad­as. Algumas, inclusive, com casas de alvenaria e com mais de 100 m2“, afirma Wesley Rosa, do movimento pela defesa do Parque dos Búfalos, na zona sul.

 ?? Fernando Brisolla/Folhapress ?? Vista do Sesc Interlagos, às margens da represa Billings, na zona sul de São Paulo, onde a ocupação irregular avança a cada ano; impacto nas matas e na água, que abastece 5,6 milhões de habitantes no Estado, é sentido diante de seguidas ações na região
Fernando Brisolla/Folhapress Vista do Sesc Interlagos, às margens da represa Billings, na zona sul de São Paulo, onde a ocupação irregular avança a cada ano; impacto nas matas e na água, que abastece 5,6 milhões de habitantes no Estado, é sentido diante de seguidas ações na região
 ?? Nelson Almeida/AFP ??
Nelson Almeida/AFP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil