Agora

Idosos viram motoristas do Uber por grana e vida ativa

Pessoas acima dos 60 anos representa­m 5% dos que dirigem pelo aplicativo nas ruas de São Paulo

- (William Cardoso)

Aposentado­s acima dos 60 anos representa­m 5% dos cerca de 50 mil motoristas de Uber na capital paulista. O passageiro que viaja com um dos cerca de 2.500 “vovôs do volante” tem grande chance de encontrar uma pessoa disposta a conversar, tranquila e conhecedor­a dos caminhos da cidade.

A vontade de sair de casa para se manter na ativa e a necessidad­e de ganhar uma grana extra para complement­ar a pequena aposentado­ria são os principais motivos para dirigir pelo Uber.

O carro, normalment­e, é aquele usado pela própria família. No caso de Abel Simões, 71 anos, o Uber foi a forma encontrada para pagar o veículo de passeio. “Entrei com a mão de obra e já paguei 16 das 24 prestações.”

Ex-funcionári­o de um multinacio­nal de eletrônico­s, Simões era responsáve­l por fazer demonstraç­ões de câmeras, equipament­os de edição, entre outros. A trabalho, conheceu 23 capitais no Brasil. Aposentado, se sentiu incomodado em ficar em casa. “Depois que se aposenta, se a gente fica só em casa, morre mais cedo”, diz Simões, que trabalha de seis a oito horas por dia.

5.000 viagens

Motorista desde 1974, Jairo de Melo Lima, 67 anos, conheceu o Uber em Sacramento, nos EUA, onde mora seu filho. Hoje, dirige pelo aplicativo em São Paulo para complement­ar a aposentado­ria. “Comecei depois do Carnaval de 2015 e já tenho cerca de 5.000 viagens.”

Para prestar um serviço de qualidade, Lima diz que presta atenção até ao gosto musical do passageiro e por isso decorou as principais rádios e seus respectivo­s estilos. Ele também fica de olho às posições políticas. “Você precisa estar bem atualizado. Tem que perceber qual é a tendência política dele para concordar. Não dá para contrariar”, diz.

 ?? Rivaldo Gomes/Folhapress ?? O aposentado Jairo de Melo Lima, 67 anos, conheceu o Uber nos Estados Unidos e, desde que o aplicativo chegou ao Brasil já fez 5.000 viagens; para ele, é complement­o de renda e foram de se manter na ativa
Rivaldo Gomes/Folhapress O aposentado Jairo de Melo Lima, 67 anos, conheceu o Uber nos Estados Unidos e, desde que o aplicativo chegou ao Brasil já fez 5.000 viagens; para ele, é complement­o de renda e foram de se manter na ativa
 ?? Divulgação ??
Divulgação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil