Agora

Exames para dirigir devem ser feitos em intervalo mais curto

- (WC)

O geriatra Paulo Camiz de Fonseca Filho, do Hospital Sírio-Libanês, diz que um idoso saudável pode trabalhar como motorista. Porém, são necessário­s alguns cuidados, como a realização de exames médicos com intervalos mais curtos de tempo.

“O que acontece na terceira idade é que as coisas podem se transforma­r de ma- neira rápida. Hoje, ele está apto, mas daqui a seis meses, não. Uma doença pode piorar a saúde. É preciso realizar exames médicos com mais frequência”, afirma. Perda de memória e agilidade, além da deficiênci­a visual são os principais problemas para quem dirige.

O médico lembra que é bom o idoso manter o conví- vio social. “A pessoa não entra em um ciclo de isolamento e depressão”, explica.

Diretor do Departamen­to de Medicina de Tráfego Ocupaciona­l na Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), Dirceu Rodrigues Alves Júnior explica que, a partir dos 65 anos, é obrigatóri­o o motorista passar por exame médico a cada três anos, ao invés do intervalo de cinco anos, previsto para quem tem menos idade. Segundo ele, é preciso ter atenção a alguns sintomas. “Vamos considerar o indivíduo incapaz para direção quando apresentar alguns sinais compatívei­s com as perdas da atenção, concentraç­ão, raciocínio, vigília e problemas articulare­s.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil