Agora

Aposentado espera documentos do INSS

Ele pediu a cópia do processo do benefício em novembro, mas órgão diz que não encontra a papelada

- (Leda Antunes)

O aposentado Antônio Carlos Garcia, 52 anos, acredita que, em 2011, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) errou na concessão da sua aposentado­ria por tempo de contribuiç­ão, o que reduziu o valor do seu benefício.

Para conferir como foi feito o cálculo, o segurado pediu a cópia do processo administra­tivo da aposentado­ria. Com a papelada, Garcia quer avaliar se pedirá ou não uma revisão ao instituto.

O documento foi solicitado em novembro, mas ainda não foi disponibil­izado para o segurado. Em fevereiro, ele foi atendido na APS (Agência da Previdênci­a Social) de Santo André (ABC), mas foi informado que o processo não foi encontrado.

“Estou esperando esse processo para levar para o meu advogado e ver se posso pedir revisão”, diz o leitor.

Garcia conta que já esteve três vezes na agência e não conseguiu recuperar a papelada. O segurado agendou mais um atendiment­o no posto do INSS, mas não quer perder a viagem novamente, por isso, pediu ajuda ao Agora. “Não quero ir de bobeira mais uma vez lá. Estou esperando há seis meses por uma cópia de um documento”, queixa-se o leitor.

Depois de conseguir a cópia do processo, Garcia terá que agendar um novo atendiment­o para pedir a revisão, se for o caso.

 ?? Robson Ventura/Folhapress ?? O aposentado Antônio Carlos Garcia quer analisar no processo administra­tivo se o INSS errou no cálculo
Robson Ventura/Folhapress O aposentado Antônio Carlos Garcia quer analisar no processo administra­tivo se o INSS errou no cálculo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil