Agora

Chegada do inverno aumenta os casos de dores de oouuvviidd­oo

Crianças são as mais atingidas pela chamada otite externa, causada por gripes e resfriados

- (Emerson Vicente)

Aquele choro incessante de criança no meio da madrugada costuma levar os pais ao desespero, pois não conseguem descobrir a causa. Mas, se é nesta época do ano, são grandes as chances de ser uma otite, ou a famosa dor de ouvido.

“No inverno ocorre a otite média, que é uma infecção na caixa do ouvido. A maior incidência é em crianças. Cerca de 70% dos casos nesta época são em crianças”, diz Arnaldo Guilherme Braga Tamiso, otorrinola­ringologis­ta e especialis­ta em cirurgia nasosinusa­l do Hospital São Paulo. “Nesta época do ano, 50% dos atendiment­os que temos no pronto-socorro durante a madrugada são de crianças com dor de ouvido.”

A otite média atinge uma parte atrás do tímpano, provocando uma infecção. Geralmente é causada por vírus ou bactérias, decorrente­s de gripes e resfriados.

“Como nesta época do ano temos o pico dos episódios de resfriados de causas virais, o número de otites acaba aumentando consequent­emente, e afeta principalm­ente crianças em idade escolar”, diz Paulo Saraceni Neto, otorrinola­ringologis­ta do Hospital 9 de Julho.

Os médicos sempre indicam a procura por um especialis­ta em caso de dores de ouvido. Mas, dão uma dica para aliviar o incomodo na criança. “Se a criança está com dor, pode usar uma bolsa de água quente para aliviar essa dor”, diz Tamiso.

Os pais não devem se assustar se sair uma secreção pelo ouvido da criança após o uso da bolsa de água quente. “Quando sai essa secreção do ouvido, é bom, pois alivia, a criança para de chorar”, afirma Tamiso.

Os médicos também alertam para o uso de cotonetes e fones de ouvido. “O uso de cotonetes e fones de ouvido são fatores que podem levar a um quadro diferente de otite, a otite externa. Que é a infecção da pele do ouvido e região externa da orelha”, diz Saraceni.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil