Agora

Parada Gay une animação a protestos contra políticos

Multidão colorida tomou a Paulista para falar de temas como Estado laico e violência contra LGBTs

- (Tatiana Cavalcanti e FSP)

Críticas ao governo do presidente Michel Temer (PMDB) e gritos de diretas já” deram o tom da 21ª Parada Gay de São Paulo, ontem, na avenida Paulista e na rua da Consolação, região central da capital. O evento teve como tema a defesa do Estado laico, sem interferên­cia religiosa.

Essa edição foi mais lotada do que as anteriores. O mar de gente deixou a Paulista, a Consolação e as ruas paralelas intransitá­veis. No final, a organizaçã­o não divulgou estimativa de público.

Em um dos carros alegóricos, houve gritos contra Temer. “Nós sofremos com as violências de um governo que aprofundou a violência contra os gays e negros. Fora Temer e toda quadrilha que está lá. Diretas já”, disse um dos participan­tes no carro. Entre os que seguiam a parada, muitos levavam plaquinhas de “LGBT sem Temer”.

“O Estado laico é fundamenta­l. Quanto menos religião, melhor vamos exercer nossos direitos”, disse a drag queen Morgana Loren, 40 anos, lembrando o tema da festa. Pouco antes do início oficial da parada, o depoimento do pai de um homossexua­l assassinad­o no exterior no ano passado causou comoção. “Hoje, São Paulo é o mundo. Apesar da dor da perda do meu filho, estou alegre de estar aqui. Temos que lutar pelo fim da violência contra os LGBTs (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuai­s e Transgêner­os)”, disse o homem.

Colorido

A parada deste ano também se destacou pelo colorido e pelas fantasias. mulheres-maravilha, unicórnios, brancas de neve e militares marcaram presença.

Dezenove carros de som cruzaram a avenida Paulista. Entre as atrações mais aguardadas estava a cantora baiana Daniela Mercury, que trouxe clássicos como “O Canto da Cidade”. Vestida com colã, botas pretas e casaco branco, a cantora, homossexua­l assumida, defendeu o casamento entre pessoas do mesmo sexo. “Devemos ostentar a força da comunidade LGBT contra a violência”, disse. As atrizes Leandra Leal e Fernanda Lima, madrinha do evento este ano, e a cantora Fafá de Belém foram destaque.

 ?? Bruno Santos/ Folhapress ?? Trios elétricos desfilam na avenida Paulista (região central de São Paulo) na 21ª Parada Gay da cidade; entre os destaques estava a cantora Daniela Mercury, que apresentou hits como “O Canto da Cidade”
Bruno Santos/ Folhapress Trios elétricos desfilam na avenida Paulista (região central de São Paulo) na 21ª Parada Gay da cidade; entre os destaques estava a cantora Daniela Mercury, que apresentou hits como “O Canto da Cidade”
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil