Agora

Maioria das escolas estaduais tem alunos em salas lotadas

É o que aponta auditoria feita por tribunal de contas em 5.170 unidades e 112 mil turmas

- (Fabio Pagotto)

Auditoria do TCE (Tribunal de Contas do Estado) constatou que mais de 90% das escolas estaduais de São Paulo, do governo Geraldo Alckmin (PSDB), têm salas com mais alunos que o determinad­o pelo CNE (Conselho Nacional da Educação) e pela Secretaria Estadual da Educação.

O estudo abrangeu 5.170 escolas e 111.598 turmas em todo o Estado, e levou em conta a a quantidade de alunos matriculad­os nas séries dos ciclos 1 e 2 do ensino fundamenta­l e do médio.

Segundo o CNE, as salas dos anos iniciais do ensino fundamenta­l devem ter até 24 alunos, as dos anos finais do fundamenta­l, 30 e as de ensino médio, 30 estudantes. No ano passado, o governo do Estado editou uma resolução que ampliou o número de alunos em sala de aula para 30, 35 e 40, respectiva­mente.

O documento traz uma lista de escolas onde a superlotaç­ão é crítica. Duas estão na capital, a Caetano de Campos e a Orestes Guimarães, ambas no centro, com 47 e 46 alunos por sala de aula, em média, respectiva­mente.

Área mínima

O estudo também mostra que na maioria das salas de aula do sistema estadual não é respeitada a área mínima por aluno, tanto a determinad­a pelo conselho nacional quanto a estabeleci­da pela Secretaria de Educação.

A resolução, por exemplo, estabelece que a área mínima por aluno nas salas dos anos iniciais do ensino fundamenta­l deve ser de 1,2 m2. Segundo o relatório do TCE, 1.107 escolas têm turmas nos anos iniciais espaço por estudante menor do que isso.

“A análise do TCE mostra que a política do governo Alckmin para a educação não está funcionand­o. Fechar salas de aula não é o caminho”, diz a presidente da Apeoesp (sindicato dos professore­s), Maria Izabel Azevedo Noronha. “O número de alunos acima do recomendáv­el em sala de aula leva a diminuição da qualidade do ensino para o aluno e uma piora das condições de trabalho do professor.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil