Agora

Temer no fundo do poço

-

É difícil imaginar como pode piorar o prestígio do presidente Michel Temer (PMDB).

Segundo nova pesquisa Datafolha, 83% dos brasileiro­s acham que ele está envolvido em esquemas de corrupção, por causa da conversa gravada com o empresário Joesley Batista, da JBS.

Para 76%, o presidente deveria renunciar ao cargo. Só 7% consideram seu governo ótimo ou bom. É o índice mais baixo desde 1989, quando José Sarney estava no Palácio do Planalto e a inflação passava de 30% —ao mês.

Por aí dá para ter uma ideia de como anda a bronca da população com os políticos. Basta lembrar que a maioria dos partidos mais importante­s apoia Temer.

Todo mundo já se cansou de ver escândalo de corrupção. Ainda por cima, a economia está em crise há três anos, e o desemprego continua nas alturas.

Não é por acaso que 47% dizem hoje ter mais vergonha do que orgulho de ser brasileiro, enquanto 50% falam o contrário. É praticamen­te meio a meio.

O presidente pode até chegar ao final do mandato, em 2018, porque ainda tem maioria no Congresso. Mas uma insatisfaç­ão tão grande dos eleitores costuma ter consequênc­ias sérias.

Os ex-presidente­s Fernando Collor e Dilma Rousseff, que também ficaram muito impopulare­s, acabaram sofrendo processo de impeachmen­t.

No final do governo Sarney, políticos tradiciona­is deram vexame nas eleições presidenci­ais. Foi quando ganharam força partidos como o PT e o PSDB.

Em 2018, não será surpresa se as eleições gerais tirarem o emprego de muitos poderosos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil