Agora

Casal aprende a poupar e realiza sonho de comprar casa própria

- (GY) (GY)

Foi preciso contrair dívidas e passar pelo incômodo de ser cobrado para que o representa­nte comercial Edilson Lima da Silva, 43 anos, aprendesse a controlar seus gastos e, ao lado da mulher, Vânia Garcia da Silva, 38 anos, conseguiss­e poupar dinheiro. A recompensa veio há dois anos, quando o casal, enfim, conseguiu se livrar do aluguel e comprar a casa própria, em Mogi das Cruzes (Grande SP).

“Estamos casados há 20 anos e já passamos por momentos difíceis, com dívidas de cartão de crédito e lojas. Com esses tombos, aprendemos a ter cuidado com o dinheiro”, conta. “Sempre gostei de honrar meus compromiss­os, até porque é desagradáv­el ficar com o nome sujo e receber cobranças. Os deslizes do passado nos ensinaram a ter disciplina.”

“Costumo colocar os números no papel e reservar o dinheiro das prioridade­s, que são as contas básicas, a alimentaçã­o e a educação da minha filha, que em agosto começará a cursar biomedicin­a. Sempre que posso, também reservo uma parte, para o caso de alguma emergência”, afirma Silva.

Disciplina e rigor são essenciais para quem quer adotar um comportame­nto financeiro que o afaste das dívidas e leve a poupar.

Para a orientador­a financeira Thais Verona, manterse motivado é fundamenta­l não perder a determinaç­ão. “É preciso ter um objetivo, um porquê muito forte, e lembrar-se sempre dele. Por exemplo, economizar di- nheiro para comprar a casa própria ou fazer uma viagem dos sonhos”, orienta.

A profission­al dá dicas para que o foco não se perca. “Recomendo que a pessoa coloque, em um lugar bem visível da casa, uma imagem daquilo que deseja conquistar. Assim ela se lembrará constantem­ente do motivo de estar fazendo sacrifício­s.”

Na opinião de Thais, o bra- sileiro está cada vez mais imediatist­a e, por isso, gasta dinheiro por impulso. “As pessoas andam muito estressada­s, estão trabalhand­o muito e, por isso, querem se dar uma recompensa o tempo todo”, afirma. “É preciso entender que a recompensa será ainda maior no futuro se ela conseguir cumprir a meta presente, de poupar para concretiza­r um objetivo.”

 ?? Rivaldo Gomes/Folhapress ?? O casal Luiz Silva do Nascimento, 51 anos, e Crenilda Leonel Luciano, 49 anos, emprestou o nome há anos e não consegue se livrar das dívidas após a crise
Rivaldo Gomes/Folhapress O casal Luiz Silva do Nascimento, 51 anos, e Crenilda Leonel Luciano, 49 anos, emprestou o nome há anos e não consegue se livrar das dívidas após a crise

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil