Agora

Morar só ou em família exige cuidado para evitar dívidas

Pesquisa mostra que 25% dos que moram só têm nome sujo, mas casais também precisam de disciplina

- (Gilberto Yoshinaga)

Priorizar os gastos essenciais, ser econômico ao máximo e evitar parcelar compras. Essas três dicas básicas norteiam o comportame­nto financeiro do editor de vídeos Marcos Batista de Lima, 34 anos, que há cerca de um ano e três meses decidiu morar sozinho. Mesmo sem ter feito contas ou um planejamen­to efetivo para isso, ele tem se mantido livre de dívidas e até tem conseguido poupar para, pouco a pouco, construir sua casa.

“Fui morar sozinho por conta de meu divórcio e confesso que não coloquei os números no papel antes. Mas eu sabia que conseguiri­a, porque sou econômico e só faço compras à vista para não gastar o que não tenho”, conta Lima. Ele confessa que já foi menos disciplina­do no passado, quando usava cartão de crédito, e, com isso, aprendeu a controlar seu dinheiro. “Uma vez, por impulso, gastei sem pensar. Quando a fatura chegou foi um susto. Desde então, cortei o cartão e fujo dos juros absurdos dos bancos. Ultimament­e, tenho conseguido poupar e, aos poucos, vou construind­o minha casa.”

Lima faz parte de um universo de cerca de 10 milhões de brasileiro­s que moram só, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístic­a). Desses, 79% não se planejaram para viver sozinhos e, por isso, têm dificuldad­es para pagar as contas, segundo pesquisa realizada recentemen­te pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederaç­ão Nacional de Dirigentes Lojistas). Desse total, 25% (um quarto) está com o nome sujo.

O levantamen­to mostra ainda que 66% não fazem controle de gastos e 70% não têm reserva financeira. Para Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil, o endividame­nto está mais ligado à falta de planejamen­to e disciplina do que ao número de pessoas com renda na mesma casa. “Antes de tomar uma decisão dessas [morar sozinho], é fundamenta­l se planejar”, orienta. “Também é muito importante poupar o quanto puder, todo mês, fazendo uma reserva para eventuais emergência­s.”

 ?? Rivaldo Gomes/Folhapress ?? O editor de vídeos Marcos Batista de Lima, 34 anos, mora só há um ano e três meses; ele diz que consegue controlar as contas e está construind­o a casa própria
Rivaldo Gomes/Folhapress O editor de vídeos Marcos Batista de Lima, 34 anos, mora só há um ano e três meses; ele diz que consegue controlar as contas e está construind­o a casa própria

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil