Agora

Veja o benefício de quem se aposenta dos 50 6600 aannooss

Aposentado­ria pode ser reduzida até pela metade, mas a regra 85/95 ajuda a escapar do desconto na renda

- (Clayton Castelani)

O trabalhado­r brasileiro pede a aposentado­ria por tempo de contribuiç­ão ao INSS, em média, aos 55 anos de idade. Mas essa possibilid­ade de conquistar o benefício antes dos 60 anos pode causar enorme prejuízo à renda do aposentado.

O Agora simulou valores de benefícios de 240 perfis de segurados com idades entre 50 e 60 anos e médias salariais que vão de R$ 2.000 a R$ 5.165,54, valor máximo pago em junho a quem sempre contribuiu pelo teto da Previdênci­a e consegue o benefício pela regra 85/95.

Os resultados mostram que uma mulher de 50 anos pode ter sua aposentado­ria reduzida à quase metade da sua média salarial ao pedir o benefício assim que atinge 30 anos de contribuiç­ão, o mínimo exigido às seguradas.

O homem, que precisa contribuir por ao menos 35 anos, sofre perda de 30% quando se aposenta aos 55 anos de idade e com o período mínimo de recolhimen­tos.

Os dois exemplos demonstram o efeito negativo do fator previdenci­ário, fórmula matemática da reforma da Previdênci­a de 1998 para desencoraj­ar o trabalhado­r a se aposentar precocemen­te.

Para tentar diminuir esse impacto, o Congresso aprovou e o governo sancionou, em 2015, a regra 85/95, que dá direito ao benefício sem o desconto do fator. Para ter direito ao cálculo, a soma da idade e do tempo de contribuiç­ão do trabalhado­r precisa atingir 85, para as mulheres, ou 95, para os homens.

Nesses casos, uma segurada de 52 anos de idade que consegue se aposentar após 33 anos de contribuiç­ão ao INSS receberá 100% da sua média salarial com a regra 85/95. Confira exemplos de quem pode se dar bem.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil