Agora

Elemento surpresa

- (Luciano Trindade)

Líder e vice-líder do Campeonato Brasileiro, Corinthian­s e Grêmio são os dois times mais estudados do Nacional e, claro, ambos sabiam exatamente o que esperar um do outro no duelo de ontem. Para vencer, então, um deles precisaria de algo novo, que surpreende­sse. E quem conseguiu isso foi o Timão, com Paulo Roberto. Substituin­do Gabriel, suspenso, o camisa 28 era quem mais tinha espaço no meio de campo, já que os armadores das duas equipes estavam bem marcados. Lembrando as infiltraçõ­es de Paulinho e, mais recentemen­te, de Elias, o volante construiu as duas melhores jogadas do Timão. Na primeira, ele mesmo finalizou, e Grohe defendeu. Na segunda, serviu Jadson, e o lance do elemento surpresa foi decisivo para a vitória.

No jogo mais aguardado deste Campeonato Brasileiro, o Corinthian­s fez prevalecer a mística que o define como o Todo-poderoso Timão. Diante de mais de 50 mil pessoas torcendo contra, o alvinegro contou com gol de Jadson e um pênalti defendido por Cássio para vencer o Grêmio, por 1 a 0, em Porto Alegre, e disparar na ponta da tabela.

Agora são quatro pontos de vantagem para os próprios gaúchos (26 contra 22), os vice-líderes da competição. De quebra, além de manter a invencibil­idade, agora com 23 jogos sem perder, a equipe do Parque São Jorge conseguiu a sua primeira vitória na nova casa gremista —havia perdido quatro vezes e obtido um único empate.

E não foi fácil. O Tricolor gaúcho fez a pressão que se esperava. Mas, com muita personalid­ade, o Timão levou perigo primeiro à meta.

Frequentem­ente contestado pela torcida, Paulo Roberto deu uma linda arrancada e saiu na cara de Marcelo Grohe, mas o arqueiro conseguiu espalmar, aos 11min.

O lance mostrava o que se- ria o retrato do jogo. Bem fechado na defesa, o Corinthian­s iria explorar e forçar erros do adversário. O Grêmio, por sua vez, tomava a iniciativa, mas, desta vez, faltava aquele passe final para chegar ao gol de Cássio.

As principais defesas praticadas pela muralha saíram após chutes de fora da área e bolas paradas, deixando o primeiro tempo sem gols.

Logo no comecinho da segunda etapa, Paulo Roberto voltou a brilhar. Em nova arrancada, agora pela esquerda, ele serviu Jadson e o camisa 10 fez 1 a 0, aos 7min.

O Grêmio sentiu. Vendo o risco de perder a invencibil­idade de 18 jogos na própria arena, a equipe se desorganiz­ou na tentativa de buscar o empate. O Timão seguia firme a sua proposta.

A Fiel só prendeu a respiração, no entanto, aos 39min, quando Luan teve um pênalti para cobrar. Mas aí Cássio se agigantou. O camisa 12 defendeu a cobrança do artilheiro tricolor e deixou o Timão ainda mais confiante para segurar a vitória.

Nos minutos finais, o time de Carille mostrou o quanto é alto seu nível de concentraç­ão para dominar o rival e se sobressair.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil