Agora

Justiça aumenta de Mizael por morte de Mércia

Júri condenou réu a 20 anos de prisão em 2013. Ele recorreu. Agora, pegou 2 anos e 8 meses a mais

- (Amanda Gomes e FSP)

O Tribunal de Justiça de São Paulo aumentou a pena dada ao advogado e ex-policial militar Mizael Bispo de Souza, condenado pelo assassinat­o de sua ex-namorada a advogada Mércia Nakashima, a mais dois anos e oito meses. Anteriorme­nte, sua pena era de 20 anos de prisão.

Mizael foi condenado pelo Tribunal de Júri em 2013. O Ministério Público apelou, pedindo aumento da pena. A defesa também recorreu, pedindo anulação do julgamento, realização de outro e diminuição da pena.

A nova decisão, de aumento da pena, é da 12ª Turma da Câmara Criminal do Tribunal —por três votos a zero. Os desembarga­dores Paulo Antônio Rossi, Antônio Álvaro Castello e Angélica de Maria Mello de Almeida (esta, a relatora do processo) também negaram o pedido de anulação do julgamento.

“No caso presente, a realização de novo julgamento pelo Tribunal do Júri mostrase inviável, na medida em que a decisão dos jurados não se apresenta manifesta- mente contrária à prova dos autos. Optou o júri por versão verossímil, lastreada na prova produzida”, disse a relatora em seu voto.

Segundo o Tribunal de Jus- tiça, o júri havia considerad­o como agravante da pena o fato de Mizael ter negado a autoria do crime, mas a relatora afastou essa possibilid­ade. Em compensaçã­o, houve decisão de aumentar a pena em um terço porque houve o entendimen­to de que o réu foi dissimulad­o ao atrair Mércia para o local do crime —o que impossibil­itou a defesa da vítima.

O caso

O corpo e o carro da advogada foram achados em maio de 2010 em uma represa de Nazaré Paulista (64 km de SP) após ela ficar 20 dias desapareci­da. O corpo tinha uma marca de tiro.

Souza sempre negou o crime. Ele chegou a ficar um ano foragido. Está preso na Penitenciá­ria de Tremembé (147 km de SP). O vigia Evandro Bezerra da Silva foi condenado a 18 anos de prisão acusado de ajudar Souza.

Tanto a defesa quanto o Ministério Público podem recorrer da decisão. A reportagem não conseguiu contato com as defesas de Souza e Silva.

 ?? Arquivo Pessoal ?? A advogada Mércia Nakashima, ex-namorada do acusado, assassinad­a aos 28 anos em Nazaré Paulista
Arquivo Pessoal A advogada Mércia Nakashima, ex-namorada do acusado, assassinad­a aos 28 anos em Nazaré Paulista
 ?? Almeida Rocha - 3.jun.2010/Folhapress ?? O advogado e ex-policial militar Mizael Bispo de Souza, condenado a 22 anos e 8 meses de prisão
Almeida Rocha - 3.jun.2010/Folhapress O advogado e ex-policial militar Mizael Bispo de Souza, condenado a 22 anos e 8 meses de prisão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil