Agora

Saiba quem terá atrasados acima de R$ 52.800 em 2018

Justiça Federal fecha no sábado o lote de pagamento de dívida do INSS acima de 60 salários mínimos

- (Clayton Castelani e FB)

Segurados que ganharam ações judiciais contra o INSS com atrasados acima de R$ 52.800 —o equivalent­e a 60 salários mínimos de 2016— saberão, no próximo dia 10 de julho, se receberão a bolada no ano que vem.

Para processos de São Paulo e Mato Grosso do Sul, a consulta é pelo site do TRF 3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região): www.trf3.gov.br. Veja ao lado o que fazer.

Os precatório­s — como são chamadas as dívidas judiciais do governo federal com valor acima de 60 salários mínimos— que tiveram os pagamentos já autorizado­s serão incluídos na Proposta Orçamentár­ia de 2018 até as 23h59 de amanhã, informou ontem o TRF 3.

A atualizaçã­o do site é automática. Mas alterações podem ocorrer até 10 de julho, pois “o setor responsáve­l ainda estará fazendo as conferênci­as necessária­s dos precatório­s a serem efetivamen­te incluídos na proposta orçamentár­ia do ano que vem”, informa o tribunal.

Com isso, para saber se terá a grana no ano que vem, o segurado deve voltar a consultar os pagamentos no site do TRF 3 a partir do dia 3.

O prazo para o valor ser depositado aos credores contemplad­os vai de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2018, mas a liberação do dinheiro costuma ser antecipada. Neste ano, a bolada saiu em maio. No ano passado, em novembro.

O orçamento para pagamento de precatório­s federais não é inteiramen­te destinado aos segurados do INSS, mas esses credores são maioria entre aqueles que recebem dívidas do governo federal na Justiça.

Os atrasados só são pagos após a conclusão de todas as etapas do processo, o que pode incluir eventuais recursos. Para quem ganhou ação contra o INSS e tem atrasados até 60 mínimos, o pagamento é mensal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil