Agora

Atuação do time chega a 29 países

- (LF)

O projeto Inter Campus atua em 29 países, da Europa, África, Ásia e nas Américas. O objetivo é usar o esporte para a integração e a formação de crianças.

Os organizado­res das unidades explicam que não existe a intenção de formar jogadores. “É um pensamento da Carlota Moratti. Ela diz que a ideia de usar o projeto para formar jogadores cria uma expectativ­a nos pais e uma cobrança para as crianças que prejudica o caráter lúdico do esporte”, diz o padre Vicente Frisullo, que dirige o projeto na capital.

No Brasil, o projeto também existe nas regiões metropolit­anas de Recife (PE) e Natal (RN), e em comunidade­s do Rio de Janeiro. Só no complexo da favela da Maré são 12 campos de futebol.

A Internazio­nale mantém um grupo de profission­ais do futebol que visita todas as unidades do projeto a cada seis meses. A coordenaçã­o italiana reúne 20 profission­ais. No mundo, 10 mil crianças são atendidas pelo projeto, em países como a Bósnia, Colômbia, Paraguai, Bolívia, Cuba, Nicarágua, Congo, Uganda e o Líbano. Israel e Palestina são atendidos conjuntame­nte.

O fotógrafo Franco Origlia visitou todas as unidades do projeto e lançou em 2012 um livro com fotos inclusive da ação no Brasil.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil