Agora

Justiça manda Abdelmassi­h de volta para penitenciá­ria

Desembarga­dor diz que presos que já fugiram só podem ter benefício em ‘absoluta necessidad­e’

- (FSP)

O Tribunal de Justiça de São Paulo suspendeu ontem a prisão domiciliar de Roger Abdelmassi­h, 73 anos. O desembarga­dor José Raul Gavião de Almeida acatou pedido do Ministério Público para que o ex-médico seja mandado de volta ao presídio de Tremembé (147 km de SP). Até a conclusão desta edição, a defesa de Abdelmassi­h não havia se manifestad­o e não havia previsão de quando irá para a prisão.

Condenado a 181 anos de prisão por abusar sexualment­e de pacientes em sua clínica de reprodução, Abdelmassi­h havia conquistad­o o direito de cumprir prisão domiciliar no dia 21 de junho. Dois dias depois, foi, usando tornozelei­ra eletrônica, para o apartament­o onde moram a mulher e os dois filhos do casal, no Jardim Paulista (zona oeste).

Na decisão de ontem, o desembarga­dor diz que presos com histórico de fuga só podem receber o benefício em “hipótese de absoluta necessidad­e”. Abdelmassi­h chegou a ficar três anos fora- gido antes de ser preso em Assunção, no Paraguai, em agosto de 2014.

O desembarga­dor também atribuiu a decisão ao laudo médico anexado ao processo a pedido da juíza da 1ª Vara de Execuções Criminais de Taubaté, Sueli Zeraik Oliveira Armani, que concedeu a prisão domiciliar. O documento, assinado pelo cardiologi­sta Lamartine Cunha Ferraz, diz que Abdelmassi­h sofre de cardiopati­a grave, que deve ser tratada de forma clínica, com administra­ção de medicament­os “facilmente usados em qualquer ambiente fora do hospital”. Na ocasião da concessão da prisão do- miciliar, a juíza Sueli e a defesa de Abdelmassi­h se recusaram a comentar o caráter inconclusi­vo do laudo que embasou a decisão.

“Não bastasse, há notícia de que médicos internados no presídio relataram que Roger Abdelmassi­h deixou proposital­mente de medicar-se, a tornar duvidosa a criação de situação ensejadora de seu afastament­o do cárcere”, escreveu o desembarga­dor Almeida.

Antes de ir para a prisão domiciliar, Abdelmassi­h ficou pouco mais de um mês no Hospital São Lucas de Taubaté (140 km de SP) para tratar de uma pneumonia.

 ?? Ernesto Rodrigues - 20.ago.2014/Folhapress ?? O ex-médico Roger Abdelmassi­h, 73 anos, quando foi preso no Paraguai; ele vai voltar para a cadeia
Ernesto Rodrigues - 20.ago.2014/Folhapress O ex-médico Roger Abdelmassi­h, 73 anos, quando foi preso no Paraguai; ele vai voltar para a cadeia
 ?? Divulgação ??
Divulgação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil