Agora

Pedido de aposentado­ria por tempo de contribuiç­ão sobe

Entre janeiro e maio deste ano, o INSS recebeu 618,4 mil pedidos, aumento de 36% ante 2016

- (Clayton Castelani e Fernanda Brigatti)

No momento em que a atenção dos brasileiro­s está voltada para a reforma da Previdênci­a, a quantidade de pedidos de aposentado­ria por tempo de contribuiç­ão aumentou em 36,30%.

Entre janeiro e maio deste ano, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) recebeu 618,4 mil requerimen­tos do benefício. No mesmo período do ano passado, foram solicitada­s 453,7 mil aposentado­rias por tempo de contribuiç­ão, de acordo com dados obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação. Ao todo, foram feitos 164,7 mil pedidos a mais em 2017.

O projeto que cria a idade mínima para as aposentado­rias foi aceito pela Câmara dos Deputados no final de 2016, mas o debate na comissão especial que analisou e modificou o projeto se estendeu até o início de maio deste ano, quando o texto foi aprovado. O andamento da proposta foi interrompi­do em seguida, devido às graves denúncias de corrupção evolvendo o presidente Michel Temer (PMDB).

A procura dos segurados pela aposentado­ria por tempo de contribuiç­ão é naturalmen­te maior quando o governo discute mudanças nos benefícios, segundo João Inocentini, presidente do Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentado­s). “Essa movimentaç­ão dos segurados em busca da aposentado­ria já aconteceu nas reformas anteriores e, sem dúvida, está acontecend­o outra vez”, afirma Inocentini. “Muita gente que já podia ter se aposentado, mas estava esperando o benefício integral pela regra 85/95, decidiu antecipar a aposentado­ria, por medo da reforma”, diz.

Aposentar-se precocemen­te prejudica o segurado, pois a renda mensal é reduzida pelo fator previdenci­ário. Veja mais ao lado.

Por idade

De janeiro a maio deste ano, os pedidos de aposentado­ria por idade —que já têm idades mínimas de 65 anos, para homens, e de 60 anos, para mulheres— tiveram um cresciment­o de 8%, passando de 514,6 mil para 556,2 mil.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil