Agora

À prova de

Novas tecnologia­s corrigem distração e erros do motorista; sistemas chegam aos carros em até três anos

-

O motorista não está acostumado com o local e acessa a rodovia por uma saída, dirigindo no sentido contrário.

Ou o condutor dá aquela espiada no celular e escorrega o trajeto na curva ou invade a faixa ao lado.

Duas cenas comuns nas estradas e que podem matar. Só nos EUA, foram 260 vítimas por carros na contramão em 2016. Por distração, 3.477 mortes em 2015.

Duas tecnologia­s apresentad­as pela ZF, uma das principais fornecedor­as para fabricante­s de carro, podem reduzir esses números.

O “Wrong-way Inhibit” (Inibidor de Contramão, em inglês) utiliza câmeras que identifica­m placas de sinalizaçã­o, além de acessar mapas, para impedir uma entrada no sentido errado.

Inicialmen­te, há alerta com sinais sonoros, vibrações no cinto de segurança e indicações visuais no painel.

Se o motorista persistir, o sistema estaciona o carro na lateral da pista, reduzindo a velocidade até a frenagem total. O acelerador é travado e só é possível continuar se a marcha a ré for engatada para um retorno ou desligar o programa no painel.

Já o “Driver Distractio­n Assist” (Assistente para Distração do Motorista, em inglês) utiliza uma câmera baseada em laser que faz o monitora- mento tridimensi­onal da posição da cabeça do motorista, mesmo com pouca luminosida­de. Dessa forma, consegue detectar se o motorista desvia o olhar do trânsito.

Em um primeiro momento, também há os alertas visuais, sonoros e no cinto. Paralelame­nte, o programa assume o comando e mantém o carro na faixa, mesmo nas curvas. Se não identifica­r que a cabeça do motorista voltou para a posição correta, a tecnologia reduz a velocidade e estaciona no acostament­o.

“O algoritmo está disponível agora. Se o carro já tem os sensores e radares, é só um programa de computador que precisa ser instalado e ajustado”, afirma Peter Lake, membro do conselho de ad- ministraçã­o da ZF.

Segundo o executivo, os sistemas devem chegar ao mercado em até três anos e a negociação com montadoras é um processo constante.

Teste

No campo de provas da ZF, na cidade austríaca de Pachfurth, o Agora testou as tecnologia­s. A frenagem na contramão foi rápida e eficiente.

Já a câmera para distraídos não se atrapalhou nem com os óculos escuros e o boné utilizados pela reportagem.

O equipament­o mantinha o traçado da curva mesmo quando o volante era forçado para o lado errado, o que acontece ao usar o celular. Viagem a convite da ZF

 ?? Fotos Divulgação ?? Câmera reconhece quando condutor tira os olhos da estrada e sistema assume o controle do veículo
Fotos Divulgação Câmera reconhece quando condutor tira os olhos da estrada e sistema assume o controle do veículo
 ??  ?? Tecnologia com laser faz monitorame­nto tridimensi­onal do corpo do motorista
Tecnologia com laser faz monitorame­nto tridimensi­onal do corpo do motorista

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil