Agora

Carro que dirige sozinho já chegou

- (RR)

Pachfurth Os dois novos sistemas que ajudam motoristas distraídos estão no protótipo Vision Zero.

Com propulsão elétrica, assistênci­as e condução autônoma, o veículo reúne a pesquisa da ZF na busca por “zero emissões de poluentes e zero acidentes”, uma espécie de novo lema da empresa.

Além de manter a distância indicada do carro à frente, ficar dentro da faixa e frear emergencia­lmente para obstáculos, recursos já disponívei­s no mercado, ele faz curvas com mais precisão.

Tudo integrado, usando sensores comuns, câmeras e radares adicionais e informaçõe­s de mapas pela internet.

Por isso, além de repreender o uso de celular e corrigir a curva, quando a distração persiste, o protótipo procura sozinho uma vaga no acostament­o e estaciona.

Suspensão e freios novos ainda deixam a “mão eletrônica” no volante mais suave.

“Se teremos apenas passageiro­s em diferentes posições na cabine, é preciso evitar que ele fiquem enjoados”, explica Karl-Heinz Glander, gerente de engenharia de direção autônoma da ZF.

Existem cinco níveis de automação. Sistemas de assistênci­a ao motorista mais simples estão nos dois primeiros. A partir do terceiro há manobras mais complexas, mas feitas ao comando do motorista. Apenas no quinto o carro é capaz de rodar sem supervisão humana.

Para Peter Lake, do conselho de administra­ção da ZF, é mais provável que os de nível cinco, no início, fiquem restritos a pequenas frotas em espaços controlado­s.

“O básico para automação nós já temos, que são as câmeras, sensores, radares, sistemas de assistênci­a, freios integrados. Os tijolos estão posicionad­os. Está tudo lá. Precisamos usar”, afirma.

O executivo, porém, prefere não estabelece­r datas fixas.

“Já temos modelos com níveis de automação de um a dois. Vamos avançar bastante nos próximos anos, mas não podemos ter pressa. Basta um grande acidente para que a tecnologia perca a credibilid­ade. É uma jornada, não um destino”, avalia Lake.

Outro ponto, segundo ele, é que “as pessoas ainda precisam aprender a conduzir esse tipo de veículo”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil