Agora

Caixa antecipa último lote de saques do FGTS inativo

Quem nasceu em dezembro poderá retirar a grana a partir de sábado; prazo acaba dia 31

- (Leda Antunes e FSP)

A Caixa Econômica Federal inicia neste sábado, dia 8, o saque das contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para 2,5 milhões de trabalhado­res nascidos no mês de dezembro. A liberação da grana, anteriorme­nte prevista para o dia 14, foi antecipada. O valor total disponível para saque neste mês ultrapassa a marca de R$ 3,5 bilhões. No Estado de São Paulo, 814 mil trabalhado­res serão beneficiad­os no último lote do calendário de pagamentos.

Poderá sacar a grana quem tem conta antiga no FGTS, de empregos dos quais pediu demissão ou foi demitido por justa causa até 31 de dezembro de 2015. A grana da conta do emprego atual não será liberada.

Até o dia 28, 22,6 milhões de trabalhado­res nascidos entre janeiro e novembro já haviam sacado R$ 38,2 bilhões relativos às contas inativas do FGTS.

Cerca de 5,1 milhões de cotistas ainda não retiraram a grana. O prazo final para todos se encerra dia 31 de julho. Quem não retirar os valores até lá só terá direito ao FGTS nas situações determinad­as pela legislação anterior, em caso de aposentado­ria ou financiame­nto da casa própria, por exemplo.

No sábado, a Caixa vai abrir mais de 2.000 agências em todo o país entre 9h e 15h, exclusivam­ente para realizar pagamento de contas vinculadas do FGTS, tirar dúvidas, fazer acertos de cadastro dos trabalhado­res e emitir senha do Cartão Cidadão. A relação das agências está em www.caixa.gov.br.

Na segunda (10), o banco também abrirá todas as suas agências às 8h para atendiment­o a trabalhado­res relacionad­o às contas inativas.

O saldo do FGTS disponível para saque pode ser consultado no endereço www. contasinat­ivas.caixa.gov.br ou no 0800-7262017. Será preciso informar o CPF e o PIS.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil