Agora

Novo Fies oferecerá 100 mil vagas com taxa zero ddee jjuurroo

Governo prevê mais duas modalidade­s de financiame­nto, em um total de 310 mil vagas para 2018

- (FSP)

O governo federal divulgou ontem as novas regras do Fies (Financiame­nto Estudantil). A partir do ano que vem, estudantes poderão fazer o financiame­nto com taxa zero de juro e descontar o valor a pagar direto do salário quando conseguire­m arranjar emprego. O contrato não precisará ser renovado —o aluno saberá exatamente quanto terá de pagar quando fechar o contrato.

No total, o governo diz que criará 310 mil vagas em três modalidade­s de Fies. A primeira oferecerá 100 mil vagas em todo o país, para alunos com renda familiar de até três salários mínimos (R$ 2.811) e zero de juro.

O Fies 2 oferecerá 150 mil vagas, mas só para estudantes do Norte, Nordeste e Centro-Oeste —os juros são de 3% mais correção monetária.

O Fies 3 terá mais 60 mil vagas, para quem tem renda familiar de até cinco salários mínimos (R$ 4.685). Neste caso, porém, os juros serão maiores que 3% (ainda assim, menores que as taxas de bancos privados).

Nos três casos, o estudante poderá pagar o financiame­nto após sair da faculdade e conseguir um emprego formal ou abrir uma empresa. O pagamento poderá ser de até 30% do salário ou do rendimento da empresa —grana descontada direto da folha.

Nas modalidade­s 2 e 3, os estudantes terão de negociar o empréstimo junto aos bancos, inclusive a forma de pagamento. Na prática, pode ser um crédito consignado convencion­al, que tem o limite de 30%.

Outra novidade é que o estudante não terá mais que renovar o contrato todo o semestre. “Agora, na hora da contrataçã­o do Fies, ele vai inclusive receber uma simulação de quanto será a prestação do Fies e o rendimento médio de um aluno naquela região. Ele vai poder se planejar melhor”, disse o secretário de Acompanham­ento Econômico do Ministério da Fazenda, Mansueto Almeida.

Segundo semestre

O governo federal anunciou, para este segundo semestre de 2017, a criação de 75 mil vagas no Fies, com base nas regras antigas: contrato único, com taxa de juros de 6,5%. As mudanças no Fundo de Financiame­nto Estudantil

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil