Agora

Com bandeira amarela, luz sobe mais de 1100%

Reajuste de 5,15% concedido pela Aneel e taxa extra em julho fará energia custar o dobro na Grande SP

- (Renê Gardim)

Os moradores da capital e de 23 municípios da Grande SP devem se preparar preparar para o aumento da conta de luz que virá a partir do final deste mês.

O reajuste de 5,15%, autorizado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para os consumidor­es da Eletropaul­o, entrou na terçafeira. Além disso, a bandeira de julho é amarela, o que correspond­e a uma taxa adicional de R$ 2 na conta para cada 100 kw/h (quilowatts/ hora) consumidos.

Cálculos feitos pela TR Soluções a pedido do Agora mostram que, com isso, as contas da energia elétrica ficaram mais de 10% mais cara para os consumidor­es.

Ao todo, a nova tarifa já está valendo para 6,9 milhões de unidades consumidor­as e com mais de 20 milhões de clientes na Grande SP.

A bandeira amarela é utilizada quando o sistema elétrico precisa acionar as usinas termelétri­cas, que têm custo maior de produção, para cobrir a redução da produção das usinas hidrelétri­cas, devido à diminuição dos níveis de água por causa da seca.

Novo reajuste

Nesta semana, o governo apresentou o relatório da reforma do setor elétrico, que foi colocado em consulta pública. Pelo texto, a proposta é privatizar a Eletrobras. Com isso, a energia elétrica dos consumidor­es subiria 7%. As contribuiç­ões podem ser feitas até 8 de agosto, no site www.mme.gov.br.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil