Agora

Delação de Cunha terá 100 anexos e envolverá Temer

- (FSP)

O ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) está finalizand­o os textos com as informaçõe­s para o acordo de delação premiada que pretende fechar com procurador­es da Operação Lava Jato.

Preso há oito meses no CMP (Complexo-Médico Penal), em Pinhais (PR), ele já rascunhou mais de cem anexos para a colaboraçã­o. Cada um traz resumos dos fatos apresentad­os ao longo da negociação que precisam ser detalhados nos depoimento­s.

Cunha deve envolver dire- tamente o presidente Michel Temer, os ministros Moreira Franco (Secretaria-Geral) e Eliseu Padilha (Casa Civil) e o senador Romero Jucá (PMDBRR) em sua delação.

Ex-presidente da Câmara, ele integrava o núcleo do PMDB formado por Temer, Jucá e os dois ministros. O grupo liderou o movimento que culminou no impeachmen­t da petista Dilma Rousseff, no ano passado.

Cunha teria participad­o não só das grandes negociaçõe­s políticas, mas também é acusado de integrar esquemas de arrecadaçã­o de recursos para campanhas eleitorais e recebiment­o de propina. Ele teria provas sólidas das acusações que fará.

Envolvidos nas negociaçõe­s relataram à reportagem que a proposta de delação de Cunha será “casada” com a de Lúcio Funaro —doleiro apontado em investigaç­ões como principal operador em esquemas de corrupção como os que envolvem a Caixa Econômica Federal.

Pessoas próximas a Cunha relataram que ele se viu sem saída, já que o operador iria esvaziar suas chances de delação, além de tornar a sua libertação ainda mais difícil.

Procurador­es que integram a força-tarefa da Lava jato têm conversado com os advogados de Cunha e acompanham de perto cada passo que ele dá em direção a um acordo. Envolvidos nas tratativas dizem que ele nunca esteve tão perto de negociar.

A expectativ­a é de que Cunha entregue os documentos já na próxima semana.

 ??  ?? O ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), quando foi preso; ministros também deve ser atingidos
O ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), quando foi preso; ministros também deve ser atingidos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil