Agora

A maré vai virar?

-

Praticamen­te sem apoio da população, Michel Temer (PMDB) tem se segurado no cargo graças à grande maioria de aliados que ainda tem no Congresso.

Mas, nos últimos dias, mesmo a fidelidade dos políticos está rateando. Agora, pouca gente põe a mão no fogo pelo futuro do presidente.

De início, parecia que ia ser moleza conseguir barrar na Câmara dos Deputados a denúncia de corrupção apresentad­a pela Procurador­ia-Geral da República.

Para que Temer vire réu no Supremo Tribunal Federal, são precisos antes os votos de 342 dos 513 deputados. Ou seja, para se segurar na cadeira basta o apoio de um terço da Câmara.

Mas a situação é menos tranquila do que parece. Em levantamen­to do jornal “Folha de S.Paulo”, só 64 parlamenta­res prometem votar contra a acusação, enquanto 153 se dizem a favor. Os outros ainda estão fazendo cara de paisagem.

Além disso, o escolhido para dar parecer sobre o caso em comissão pode opinar em favor da denúncia.

Embora também seja do PMDB, Sergio Zveiter é próximo do presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), outro capaz de fazer virar a maré contra o atual inquilino do Palácio do Planalto.

Primeiro na linha de sucessão se Temer sair, Maia já dá sinal de que não quer carregar o caixão do governo.

Ele desconvers­a em público, mas já anda nos conchavos para o caso de ficar com a cadeira presidenci­al.

Vale lembrar que, embora haja suspeitas muito graves contra Temer, ainda falta uma prova definitiva de sua culpa.

No fim, é a política que vai decidir. E ela anda mais imprevisív­el do que nunca.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil