Agora

Postos de saúde não têm ffiittaa ddee ggllliiicc­ceemiiiaa nem insulina

De 15 UBSs, só uma tinha insumo para medir taxa de açúcar no sangue. Também há falta de seringas

- (Fabio Pagotto)

Estão faltando fitas para teste de nível de glicemia em UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da capital, unidades de responsabi­lidade da gestão João Doria (PSDB).

De 15 farmácias em UBSs pesquisada­s pela reportagem (três em cada região da cidade), apenas uma, a UBS Jardim Niterói, na Cidade Ademar (zona sul), dispunha do insumo, que monitora a taxa de açúcar no sangue.

Outros insumos para uso de pacientes de diabetes estão em falta na maioria das UBSs, como seringas e insulina, remédio que é usado para estabiliza­r o nível açúcar no organismo.

Dos 15 postos de saúde consultado­s, dez estavam sem as seringas de uso de diabéticos e dez não tinham a insulina. Apenas em duas UBSs as atendentes informaram que havia previsão de receber os equipament­os e medicament­o em falta no próximo dia 12.

Foram consultada­s as farmácias das UBSs Boracea, Nossa Senhora do Brasil e Bom Retiro, no centro, Vila Nova York, Padre José de Anchieta e Vila Císper, na zona leste, Morro Doce, Casa Verde Alta e Jardim Guanabara, na zona norte, Alto de Pinheiros, Jardim D’Abril e Vila Dalva , na zona oeste, e Alto do Umuarama, Jardim Germânia e Jardim Niteroi, na zona sul.

Teste

“Estou tentando pegar as fitas de teste de glicemia desde fevereiro na UBS do Jardim Paulistano (na região de Pirituba, na zona norte)”, afirmou o autônomo Jurandir Vieira, 56 anos. “Eu sou diabético do tipo 2 e uso insulina três vezes ao dia. Só que faço o teste de glicemia até quatro vezes por dia”, disse o paciente.

“Por extrema necessidad­e, caso de sobrevivên­cia, mesmo, tive que comprar as fitas eu mesmo. Foram R$ 190, ou duas contas de água e luz. Não sou rico, moro sozinho, esse dinheiro me faz muita falta”, falou Jurandir.

“A última vez que consegui retirar as fitas para glicosímet­ro na UBS foi em 26 de abril. Disseram para tentar 30 dias depois. Quando fui novamente não tinha. E na terça-feira também não haviam recebido”, conta.

“Na UBS me disseram que está chegando uma quantidade de fitas menor, desde que mudou a gestão. Eu confiava na nova administra­ção. O prefeito não disse que era um gestor? Como um gestor deixa faltar esses itens?”

 ?? Rivaldo Gomes/Folhapress ?? O autônomo Jurandir Vieira, 56 anos, mostra formulário de retirada de insumos e caixa de fitas de glicemia; paciente comprou fitas porque não as encontra mais na UBS Jardim Paulistano, em Pirituba (zona norte)
Rivaldo Gomes/Folhapress O autônomo Jurandir Vieira, 56 anos, mostra formulário de retirada de insumos e caixa de fitas de glicemia; paciente comprou fitas porque não as encontra mais na UBS Jardim Paulistano, em Pirituba (zona norte)
 ?? Divulgação ??
Divulgação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil