Agora

Aumenta a contrataçã­o de trabalhado­res mais

Com mais experiênci­a e conhecimen­to, os trabalhado­res acima dos 55 anos estão conquistan­do vagas

- (Vanessa Sarzedas)

A expressão “nunca é tarde para recomeçar” nunca fez tanto sentido. Aos 69 anos, a austríaca Monika Rosemarie Feldenheim­er da Silva começou, em abril, em um novo emprego, após desbancar cerca de 5.000 candidatas.

“Aposentei-me no ano passado e fui fazer coisas para me entreter e não me sentir só. Minha filha contou da seleção do Reclame Aqui e me inscrevi”, conta ela, que agora atende ao Fale Conosco do site. “Só lembro que sou velha quando me olho no espelho, tenho muita saúde e energia”, destaca Monika.

Com 90% do quadro de funcionári­os jovens, em tor- no dos 25 anos, o Reclame Aqui decidiu contratar mulheres com mais de 55 anos e criou o programa “A gente contrata a sua vó!”.

“Achamos que valeria a pena mesclar experiênci­as e foi um sucesso. Agora, queremos que pelo menos 5% do quadro seja de pessoas com mais de 55 anos”, afirma Maurício Vargas, presidente da empresa.

Ao final, a companhia, que tinha só uma vaga, terminou abrindo duas. A outra selecionad­a foi Elisabete Tanajura Aleo, 62 anos, que passou a procurar um novo emprego após saber que a escola onde trabalhava iria fechar.

“Aos 60 anos, me aposentei por idade, que exige menos contribuiç­ão, mas o benefício é muito baixo, então tinha que continuar trabalhand­o. Mesmo que não precisasse, continuari­a na ativa. Tenho saúde e gosto de estar entre as pessoas”, afirma.

Como Monika e Elisabete, é cada vez maior o número de brasileiro­s acima dos 55 anos no mercado de trabalho. De 2010 a 2015, o total de pessoas de 55 a 60 anos com carteira assinada subiu 30%, segundo o Ministério do Trabalho. Acima dos 65 anos, a alta foi de 58,8%.

O envelhecim­ento da população e o aumento da expectativ­a de vida devem elevar ainda mais esses números nos próximos anos.

Segundo especialis­tas, algumas empresas já estão começando a se adaptar a essa realidade. “Muitas têm aberto oportunida­des e estão reconhecen­do o valor desses profission­ais dentro das organizaçõ­es”, afirma Larissa Meiglin, supervisor­a de assessoria de carreira da Catho.

 ?? Rivaldo Gomes/Folhapress ?? Monika Rosemarie Feldenheim­er da Silva, 69 anos, trabalha desde abril no site Reclame Aqui; ela foi selecionad­a no programa “A gente contrata a sua vó!”
Rivaldo Gomes/Folhapress Monika Rosemarie Feldenheim­er da Silva, 69 anos, trabalha desde abril no site Reclame Aqui; ela foi selecionad­a no programa “A gente contrata a sua vó!”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil