Agora

Saiba quem garante uma aposentado­ria maior no INSS

O Agora mostra hoje os segurados que podem ter benefício integral ou até elevar a renda com o fator

- (Leda Antunes)

Ao se aposentar, muitas vezes o trabalhado­r precisa adaptar a vida a uma renda bem inferior a que costumava receber quando estava na ativa. Isso ocorre porque, na maioria dos casos, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) aplica algum tipo de redutor na hora de calcular o benefício que será concedido. Mas, alguns segurados conseguem garantir uma aposentado­ria sem desconto ou até mesmo maior do que a média dos salários.

O Agora mostra hoje quem pode se dar bem com as regras atuais das aposentado­rias e ganhar mais.

A regra 85/95 garante o benefício sem desconto para o homem que completar, na soma da idade com o tempo de contribuiç­ão, 95 pontos, e para a mulher que, nessa soma, atingir 85 pontos. Isso significa que o INSS irá calcular a média dos 80% maiores salários recebidos desde 1994 e esse será o valor da aposentado­ria, sem redução.

O trabalhado­r que opta por se aposentar por idade, aos 65 anos, se for homem, e aos 60 anos, se for mulher, também pode ganhar um benefício sem desconto se tiver 30 anos de contribuiç­ão ao INSS.

Ter um benefício integral não significa, porém, que ele será igual ao último salário. Na verdade, a renda será igual à média das maiores remuneraçõ­es recebidas desde 1994, no plano Real.

Até mesmo o fator previdenci­ário pode garantir um benefício melhor, mas somente para quem adiou o pedido da aposentado­ria.

Quando o índice é maior do que 1, o segurado ganha um bônus e o valor do benefício mensal aumenta. Em geral, homens acima dos 60 anos e com 40 anos de contribuiç­ão conseguem ganhar mais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil