Agora

Cigarro e má higiene aumentam chances de ter câncer de bbooccaa

Médicos dizem que, quanto mais cedo o tumor na região for diagnostic­ado, maior possibilid­ade de cura

- (Emerson Vicente)

Os médicos são unânimes em dizer: o cigarro é a principal causa de câncer de boca. São cerca de 15 mil casos por ano no Brasil, e a maioria deles é relacionad­a ao consumo de tabaco.

Segundo dados do Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo), 60% dos pacientes com câncer de boca são ou já foram fumantes.

“A principal causa do câncer de boca é o tabaco. A bebida também contribui, mas o número maior vem do cigarro”, diz Rafael Schmerling, oncologist­a do Hospital Beneficênc­ia Portuguesa.

Além disso, a falta de higiene também deixa a pessoa exposta a esse tipo de doença, segundo os médicos.

“É uma doença que provem de alguns costumes, como tabagismo e alcoolismo, mas também é ocasionada por falta de higiene bucal. Às vezes, próteses mal adaptadas também podem causar algum tipo de tumor na boca”, afirma Edson Myai, cirurgião dentista da SucessOdon­to Prime.

Assim como o câncer de mama, o autoexame é essencial para que a pessoa possa detectar alguma anomalia na região bucal. Se notar algo de diferente, um médico tem que ser procurado o quanto antes.

“A diferença da herpes para um câncer de boca é que a herpes não demora para curar. Se a pessoa for negligente, o problema pode ser maior. Qualquer lesão nova na boca tem que ser avaliada”, diz Schmerling.

O tratamento para esse tipo de câncer é a cirurgia. O paciente ainda pode ser levado a uma quimiotera­pia ou radioterap­ia. Segundo Myai, a mutilação causada pelo procedimen­to cirúrgico aumenta conforme a demora para tratar o tumor.

“Quanto mais cedo for diagnostic­ado, menor é a mutilação. Numa mutilação maior, o paciente tem a cura, mas perde um monte de coisa, o prazer da alimentaçã­o, por exemplo”, diz Schmerling. “Não é uma doença que está na mente da pessoa, mas não é tão incomum. Porém, a perspectiv­a de cura é grande”, completa o oncologist­a.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil