Agora

Carros ficam abandonado­s por anos nas ruas da capital

Veículos são deixados em vias de pouco movimento e estão malconserv­ados. Vizinhos reclamam

- (Regiane Soares)

Pneus murchos, lataria amassada e com ferrugem, sem rodas, empoeirado­s e com para-brisa trincado. Essa foi a situação dos veículos abandonado­s encontrado­s pelo Vigilante Agora na terça-feira passada nas cinco regiões da capital.

Ao todo foram encontrado­s 22 veículos com sinais de abandono. Eles foram deixados em ruas de pouco movimento e em local permitido para estacionar. Porém, a legislação municipal prevê que um carro estacionad­o por mais de cinco dias consecutiv­os em via pública é considerad­o abandonado. Eles podem ser apreendido­s e o proprietár­io poderá pagar multa e as despesas com a remoção.

Mas o estado de conservaçã­o dos veículos encontrado pela reportagem denunciam o tempo de abandono. Alguns veículos estavam com mato embaixo. Foi o caso do Chevette vermelho, que estava com placas, pneus murchos, sem o retrovisor esquerdo, sem vidro na janela quebra vento e com mato e lixo embaixo e em volta. O carro está parado na rua Pirajá, 615, na Mooca (zona leste) há três anos, dizem vizinhos.

O veículo campeão em tempo de abandono foi um Santana azul que foi encontrado na rua Cavallieri, também na Mooca. O carro estava sem placa dianteira, com pneus murchos, com escapament­o caído, sem lanternas traseiras e faltando peças. Está ali há sete anos, diz morador que não se identifico­u.

Em algumas ruas é possível encontrar vários carros abandonado­s. Na rua Doutor João Alves de Lima, no Brás (região central), havia três veículos.

Além da sujeira, moradores reclamaram que carros ocupam espaço na via pública e servem de abrigo a usuários de droga e moradores de rua.

“Faz três meses que este carro está na porta da minha casa e as minhas visitas não têm onde estacionar quando vêm aqui”, disse a moradora da rua Eugênio Falk, na Saúde (zona sul).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil