Agora

Consulta à restituiçã­o do IR é hhoojjee

A grana será paga no dia 17; verifique se o valor foi liberado ou se é preciso corrigir a declaração do IR 2017

- (Leda Antunes e FSP)

A Receita Federal abre hoje, às 9h, a consulta ao segundo lote de restituiçã­o do Imposto de Renda. Segundo o Fisco, 1,35 milhão de contribuin­tes devem receber de volta o imposto pago a mais no ano de 2016, que soma R$ 2,5 bilhões neste lote.

A consulta pode ser feita na página da Receita na internet ou pelo telefone 146.

O pagamento será realizado na semana que vem, no dia 17 de julho. O valor da restituiçã­o é corrigido pela taxa básica de juros, a Selic, que acumula 2,74% entre maio e este mês.

O primeiro e o segundo lote são destinados ao pagamento da grana para os contribuin­tes idosos e para quem tem algum tipo de deficiênci­a e informou isso na declaração. A partir deste lote, os demais contribuin­tes que entregaram o documento nos primeiros dias do prazo também poderão ser contemplad­os com a grana.

Quem ainda não teve a restituiçã­o liberada pode verificar se há alguma pendência no documento, por meio do serviço e-CAC, que é o centro virtual de atendiment­o do Fisco, no próprio site da Receita. Na primeira vez que usar o sistema, será preciso informar o número dos recibos das duas últimas declaraçõe­s para gerar um código de acesso.

Na consulta, o contribuin­te consegue saber em qual fase está sua declaração. Veja abaixo o que pode aparecer.

Se houver erro, o contribuin­te vai precisar enviar uma declaração retificado­ra com as informaçõe­s corretas para garantir que a restitui- ção seja paga nos próximos lotes. O quanto antes fizer a correção, maior a chance de receber a grana mais rápido.

A retificado­ra pode ser feita pelo e-CAC ou no programa em que a declaração foi preenchida e enviada.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil