Agora

Veja os postos IINNSSSS que ajudam no saque do FGTS

Funcionári­os da Caixa orientam trabalhado­r a buscar o INSS para conseguir o Cnis e ter acesso à conta inativa

- (Clayton Castelani)

O saque da grana das contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), realizado em agências da Caixa Econômica Federal, tem levado trabalhado­res a encarar filas também no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Para liberar o dinheiro, funcionári­os do banco público têm orientado trabalhado­res a buscarem as agências da Previdênci­a para obter o extrato do Cnis (Cadastro Nacional de Informaçõe­s Sociais). O documento pode ser utilizado para comprovar o encerramen­to de vínculos de empregos, nos casos em que o trabalhado­r não possui a informação na carteira profission­al e não tem a rescisão do contrato para comprovar que a conta está inativa.

Mas nem sempre é fácil conseguir o Cnis. O Agora esteve nos 28 postos de atendiment­o do INSS na capital entre os dias 4 e 6 de julho. Apenas 13 unidades imprimiram o documento (veja os endereços ao lado).

Nas demais, a orientação aos segurados é para utilizar o site meu.inss.gov.br.

Para tentar facilitar o acesso ao serviço eletrônico, os funcionári­os do INSS emitem uma senha, que dispensa o segurado de responder a um questionár­io de autenticaç­ão ao fazer o acesso on-line.

A tentativa de ajuda pouco adianta para segurados como a dona de casa Maria Cecília Souza Moreira, 54 anos, que não tem nenhuma intimidade com computador­es. “O que eu faço com isso agora?”, perguntava-se, com a senha nas mãos, obtida após esperar por uma hora e meia na fila da agência de São Miguel Paulista (zona leste). “Tenho R$ 1.000 para receber”, comentou Maria Cecília, que decidiu ir a outra agência.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil