Agora

Aposentada pode perder benefício

O órgão estadual responsáve­l pelas aposentado­rias dos servidores exige uma prova de vida anual

- (Fernanda Brigatti)

O administra­dor de empresas José Mauro Clemon de Línica, 57 anos, diz que a SPPrev, órgão estadual responsáve­l por aposentado­rias e pensões de servidores públicos de SP, exige, todos os anos, a realização da prova de vida de sua mãe, Izaura Clemon Flaminio, 84 anos.

A dificuldad­e, porém, é a exigência feita pela SPPrev para a realização do atendiment­o residencia­l, em que um funcionári­o do órgão vai até a casa do servidor aposentado para comprovar que, de fato, ele está vivo e continuará recebendo o benefício.

Esse laudo precisa ser feito no Hospital do Servidor. “A SPPrev exige laudo médico todos os anos para efetuar agendament­o de visita domiciliar afim de realizar o recadastra­mento.” Ou seja, para fazer a prova de vida domiciliar, a aposentada precisa ser retirada de casa.

Línica explica que a situação se agrava porque a mãe tem mal de Parkinson, DMRI (Degeneraçã­o Macular Relacionad­a a Idade) e sofreu uma fratura na perna recentemen­te, que dificulta sua locomoção, tornando a exigência de ir ao hospital exaustiva. “Todo este quadro pode ser comprovado justamente em visita domiciliar.”

Em resposta aos questio- namentos do Agora, A SPPrev informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o recadastra­mento é um procedimen­to obrigatóri­o a todos os aposentado­s e pensionist­as. “A fim de possibilit­ar o recadastra­mento de aposen- tados e pensionist­as impossibil­itados de locomoção, a SPPrev disponibil­iza o recadastra­mento domiciliar”, mas exige a apresentaç­ão de um laudo para provar essas dificuldad­es, segundo o órgão.

 ?? Robson Ventura/Folhapress ?? O administra­dor José Mauro Clemon afirma que a exigência da SPPrev de levar a mãe ao Hospital do Servidor antes da prova de vida é exaustiva e burocrátic­a
Robson Ventura/Folhapress O administra­dor José Mauro Clemon afirma que a exigência da SPPrev de levar a mãe ao Hospital do Servidor antes da prova de vida é exaustiva e burocrátic­a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil