Agora

Conhecer leis e liderança são essenciais aos novos

Cresce o número de pessoas que assumem o cargo de síndico pela primeira vez nos condomínio­s

- (Emerson Vicente)

O número de síndicos novos cresceu neste ano. Segundo levantamen­to da Lello, administra­dora de condomínio­s, de janeiro a abril, 35% dos condomínio­s elegeram síndicos novos. No ano passado, foram 31% no mesmo período.

Mas, ser síndico não é uma tarefa tranquila, segundo quem trabalha no mercado. “Ser síndico não é apenas atender o vizinho que reclama de barulho. O Código Civil tem as atribuiçõe­s do síndico. Ele tem que saber também que pode responder criminalme­nte por não cumprir suas obrigações legais”, diz Marcos Braga, sócio da MB7 Gestão de Condomínio­s.

O técnico de vela e coordenado­r náutico Marco Del Porto, 31 anos, assumiu no final do ano passado o cargo de síndico de seu condomínio, no Itaim Bibi (zona oeste de SP). “Eu tinha um envolvimen­to bom no prédio e foi mais por incentivo de alguns moradores. Eu tenho um trabalho no clube, que tem muito a ver com o formato de liderança com pessoas”, diz Porto, que admite ter tido uma certa preocupaçã­o no início, mesmo tendo sido subsíndico. “Eu tinha mais preocupaçã­o com a parte jurídica, me envolver com as leis, com a convenção. Até hoje estou aprendendo.”

A relação com os moradores também é essencial para uma boa gestão. Caso contrário, as dificuldad­es serão maiores. “Tem que gostar de se relacionar com pessoas, não pode se isolar dos moradores. É necessário ter um bom canal de comunicaçã­o, ouvindo críticas e sugestões. Precisa de jogo de cintura”, diz a advogada e síndica profission­al Cristina Carner. “Deve deixar bem transparen­te a gestão de síndico”, completa.

 ?? Rubens Cavallari/Folhapress ?? Marco Del Porto, coordenado­r náutico, em frente ao condomínio onde assumiu o cargo de síndico
Rubens Cavallari/Folhapress Marco Del Porto, coordenado­r náutico, em frente ao condomínio onde assumiu o cargo de síndico

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil