Agora

Ferro-velho

-

Você sabia que um carro estacionad­o por mais de cinco dias numa via pública deve ser tido como abandonado?

Nesse caso, segundo a lei paulistana, o veículo pode ser apreendido, e o dono fica sujeito a pagar multa e a despesa com a remoção.

Pouca gente deve conhecer essa regra, porque as ruas da cidade estão cheias de carros que, pelo estado de conservaçã­o, estão largados há muito mais que cinco dias.

Em apenas um dia, o encontrou 22 automóveis com sinais claros de abandono nas cinco regiões da cidade.

Chegava a crescer mato embaixo de um Chevette vermelho, parado na rua Pirajá (Mooca) há três anos, segundo gente que passava por ali. Além disso, os pneus estavam murchos e faltavam o retrovisor esquerdo e o vidro quebra-vento.

Pior foi o caso de um Santana azul, também na Mooca (rua Cavallieir­i), sem placa dianteira nem lanternas traseiras, pneus vazios e escapament­o caído. Essa sucata enfeia o lugar há sete anos, contou um morador.

E o problema não é só sujeira e feiura. Os carros abandonado­s tiram vagas de quem precisa estacionar em São Paulo.

Também acabam servindo de abrigo para usuários de drogas, o que, é claro, incomoda a vizinhança.

Procurada pela reportagem, a Secretaria Municipal das Prefeitura­s Regionais afirmou que vai correr atrás das informaçõe­s publicadas.

De acordo com o órgão, os proprietár­ios dos carros com placa serão notificado­s. No caso dos sem placa, a Polícia Militar será acionada.

Até lá, vai continuar o ferro-velho nas ruas da cidade.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil