Agora

Relator do PMDB vê indícios sérios contra Michel Temer

Em comissão, Sergio Zveiter recomenda prosseguim­ento de denúncia da PGR contra o presidente

- (FSP)

Do mesmo partido de Michel Temer, o deputado Sergio Zveiter (PMDB-RJ) apresentou ontem parecer favorável ao seguimento da denúncia da Procurador­ia-Geral da República que acusa o presidente da República de cometer, no cargo, o crime de corrupção passiva.

“A presente acusação contra o presidente Michel Temer é grave”, afirmou Zveiter em parecer lido na CCJ (Comissão de Constituiç­ão e Justiça) da Câmara. Zveiter disse haver “indícios, que são sérios o suficiente para ensejar o recebiment­o da denúncia”.

“Vale salientar que qualquer denúncia parte dos fatos disponívei­s sobre a suposta prática de ato delituoso, cuja verdade real será revelada após o fim da instrução criminal, garantido o amplo direito de defesa e o contraditó­rio, com a produção de todas as provas em direito admitidas”, afirmou.

Contrarian­do as alegações entregues por escrito pela defesa de Temer na semana passada, o relator disse en- tender que a denúncia “não é inepta” nem “fantasiosa”.

Em vários momentos, o relator lembrou que a Câmara faz um juízo “predominan­temente político” e que cabe ao Supremo Tribunal Federal a avaliação mais técnica.

“Aqui não condenamos ou absolvemos os denunciado­s. Apenas admitimos ou não a acusação”, declarou.

Depois de passar pela CCJ, a denúncia —aprovada ou não— segue para o plenário.

O relator disse que é preciso apurar o envolvimen­to de Temer e descortina­r o conteúdo da gravação feita pelo empresário Joesley Batista.

“Não restam dúvidas de que qualquer decisão contrária ao recebiment­o da denúncia implicaria prematura interrupçã­o do curso de um processo no qual os elementos trazidos aos autos evidenciam a necessidad­e de uma resposta institucio­nal do Estado Brasileiro”, diz.

A relator foi foi aplaudido pela oposição e manifestan­tes do lado de fora da sala gritavam “fora Temer”. Houve bate-boca entre deputados da base e opositores.

O parecer de Zveiter irritou a base aliada, embora o posicionam­ento do deputado tido como “independen­te” fosse esperado. Como está o andamento da denúncia contra Temer A comissão é retomada à tarde com o início dos debates. Têm direito a falar os 66 membros titulares da CCJ, bem como os 66 suplentes, cada um por 15 minutos Também falam 40 não membros (20 a favor da denúncia e 20 contra), cada um por 10 minutos Líderes partidário­s podem se manifestar

 ?? Pedro Ladeira/Folhapress ?? O deputado Sergio Zveiter (PMDB-RJ) durante a apresentaç­ão de seu parecer; tom irritou Planalto
Pedro Ladeira/Folhapress O deputado Sergio Zveiter (PMDB-RJ) durante a apresentaç­ão de seu parecer; tom irritou Planalto
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil