Agora

Plano de corredores exclui centro, norte e extremo sul

Programa de metas de Doria prevê 72 km de corredores de ônibus até 2020, em 11 das 32 regionais

- (FSP)

Mais de seis meses após o início de sua gestão, o prefeito João Doria (PSDB) definiu uma meta para a construção de corredores de ônibus em São Paulo. Serão 72 km até o final de 2020, concentrad­os nas zonas leste, sul e oeste —um aumento de 30% em relação à malha atual da cidade, de 238 km.

As regiões central e norte e o extremo sul da capital, porém, onde já houve projetos de vias exclusivas à esquerda em administra­ções passadas, ficaram de fora do plano.

Essas previsões estão descritas na versão final do programa de metas tucano, documento divulgado anteontem que apresenta as prioridade­s e objetivos da gestão.

Os novos corredores estão planejados em 11 das 32 prefeitura­s regionais de São Paulo, como Butantã (zona oeste), M’Boi Mirim (sul), Itaquera e São Mateus (leste).

Para Luiz Celso Bottura, engenheiro de trânsito e exombudsma­n da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), por enquanto não é possível saber qual é a lógica da prioridade. No geral, diz, na zona norte é difícil implantar corredores. “As vias são muito acanhadas, então precisaria de obras muito caras. As zonas sul e leste têm mais demanda”, afirmou.

Sergio Ejzenberg, engenheiro e mestre em transporte­s pela USP, afirma também que a implantaçã­o deve ser pensada de acordo com o porte das vias em cada região. “Corredor você faz onde consegue fazer. Diferente- mente de metrô, você precisa de avenidas que comportem a instalação”, disse.

Sem detalhes

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte­s não deu mais detalhes sobre os corredores, como onde serão construído­s, prazos ou detalhes sobre embarque e faixas de ultrapassa­gem. Também não explicou por que excluiu regiões do projeto. Segundo a secretaria, as metas e regiões foram definidas “consideran­do os projetos básicos já existentes”‘ e “as áreas onde a necessidad­e de exclusivid­ade para o transporte público é maior”. Prefeitura­s regionais onde o prefeito pretende construir 72 km de corredores até 2020 Aricanduva Butantã Campo Limpo Cidade Tiradentes Guainases Ipiranga Itaim Paulista Itaquera M’Boi Mirim São Mateus Vila Prudente

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil