Agora

Prefeitura retoma de 6 UPAs que estavam paradas

Previsão é de que fiquem prontas no segundo semestre do ano que vem, pois prazo foi estendido

- (Regiane Soares)

A gestão João Doria (PSDB) retomou as obras de seis Upas (Unidades de Pronto Atendiment­o) que haviam sido suspensas em março por falta de grana.

Segundo despacho publicado ontem no “Diário Oficial da Cidade”, o contrato para construção das Upas em Ermelino Matarazzo, São Miguel Paulista e Lajeado (na zona leste); Perus, Pirituba e Jaçanã (na zona norte) foi retomado mas o prazo de execução das obras foi prorrogado por até 300 dias corridos.

Por isso, a previsão é de que essas unidades fiquem prontas em até um ano, aproximada­mente.

No fim de junho, o secretário Municipal de Saúde, Wilson Pollara, disse ao Agora que já estavam reservados cerca de R$ 25 milhões para serem investidos, até o fim do ano, na construção dessas seis Upas e de outras oito UBSs (Unidades Básicas de Saúde), que também estão com as obras suspensas por falta de grana. No total, a gestão Doria suspendeu 50 obras em toda a cidade por falta de grana (leia mais abaixo).

A construção das seis Upas estão no mesmo contrato, que foi prorrogado por 12 meses, e as unidades serão feitas pela mesma construto- ra, a Progredior Ltda. A Secretaria Municipal de Saúde disse que a prorrogaçã­o do contrato é necessária para garantir a conclusão das obras.

A construção das Upas começaram ainda na gestão Fernando Haddad (PT), de 2013 a 2016. A Upa de Lajeado, por exemplo, começou em maio de 2015, no pronto-socorro municipal Julio Tupy, e deveria ficar pronta no primeiro semestre de 2016.

Quando for concluída, a unidade da zona leste terá oito consultóri­os, seis leitos de emergência e dois de isolamento, além de 23 leitos de observação (sete pediátrico­s e 16 de clínica médica), o que deverá dobrar a capacidade de atendiment­o do prontosoco­rro.

 ?? Rivaldo Gomes - 6.jun.17/Folhapress ?? Homem caminha em frente à UPA Tito Lopes, em São Miguel, na zona leste de SP; prefeitura retomou as obras da unidade, que deverá ser entregue em 2018
Rivaldo Gomes - 6.jun.17/Folhapress Homem caminha em frente à UPA Tito Lopes, em São Miguel, na zona leste de SP; prefeitura retomou as obras da unidade, que deverá ser entregue em 2018

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil