Agora

Violência fecha escolas em 93 de 100 dias letivos no Rio

Rede municipal só conseguiu manter aulas em todas as unidades em apenas sete dias deste ano

- (FSP)

Rio De 100 dias letivos deste ano, em 93 as aulas na rede municipal do Rio acabaram interrompi­das em pelo menos uma escola, segundo a Secretaria de Educação, em razão de casos de violência. São episódios em que algum colégio não abriu ou suspendeu as atividades no meio.

Ao todo, 381 escolas (25% da rede municipal) ficaram sem aulas em algum dia do ano devido a tiroteio, afetando 129 mil crianças.

Foi o caso de Thayanne Galati, 13 anos, durante toda a semana passada. Ela estuda na Escola Municipal Daniel Piza, em Acari, na zona norte, bairro onde a educação foi mais afetada neste ano.

Thayanne era amiga de Maria Eduarda da Conceição, 13, que morreu baleada no pátio durante troca de tiros entre policiais e traficante­s.

“Tem tanto tiro que até demorou para morrer gente na escola”, diz a mãe de Tha- yanne, Viviane Galati, 30, que tenta transferir a filha para outra unidade. Segundo ela, se houver possibilid­ade, todos os alunos da Daniel Piza evadirão. Até agora, 76 já deixaram essa escola.

“Eu digo para as minhas professora­s que a gente tem que se dedicar como se cada dia fosse o último. Não sabemos se vamos poder dar aula no dia seguinte”, afirma Isadora Souza, diretora da Nova Holanda, no Complexo da Maré, que ocupa o segundo lugar no ranking de regiões onde a educação foi mais afetada pela violência.

As duas áreas têm em comum o fato de serem controlada­s por mais de uma facção criminosa e serem palco frequente de ações policiais.

Além de matar e ferir, a violência nas escolas do Rio também tem outro impacto.

“Estudos mostram que a capacidade de concentraç­ão da criança antes e depois de um conflito é totalmente diferente. Há consequênc­ias reais para o desenvolvi­mento das habilidade­s e para a capacidade de aprendizag­em”, afirma Bárbara Barbosa, pesquisado­ra da FGV (Fundação Getulio Vargas).

Agora, a Secretaria de Educação vai organizar um curso do Comitê Internacio­nal da Cruz Vermelha para ensinar educadores a reagir diante de episódios de violência.

 ?? Fabio Teixeira - 10.julh.2017/Agência O Globo ?? Policiais durante operação na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro; 381 escolas da rede municipal ficaram sem aulas em algum dia do ano por causa de tiroteios
Fabio Teixeira - 10.julh.2017/Agência O Globo Policiais durante operação na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro; 381 escolas da rede municipal ficaram sem aulas em algum dia do ano por causa de tiroteios

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil