Agora

Lista do auxílio-aluguel tem iindííccii­oss de fffrrraude na capital

Reportagem detecta nomes e datas que podem indicar gasto irregular. Gestão fala que faz pente-fino

- Cardoso e Aline Mazzo) (William

Enquanto 10.700 paulistano­s aguardam na fila do auxílio-aluguel na capital, a lista de beneficiár­ios tem indícios de fraude. Pessoas podem estar recebendo dinheiro dos cofres públicos há anos sem ter o direito a ele.

O Agora detectou uma série de informaçõe­s suspeitas no cadastro de beneficiad­os publicado pela prefeitura no portal oficial “HabitaSamp­a”.

A lista tem nomes, datas e valores inconsiste­ntes. Aponta, por exemplo, gente recebendo grana desde 2004, o que não ocorre efetivamen­te.

Foi a Secretaria Municipal da Habitação, da gestão João Doria (PSDB), que indicou a lista para consulta da reportagem. Depois dos questionam­entos feito pela Agora, a prefeitura afirmou que a relação está desatualiz­ada e que faz uma revisão para detectar irregulari­dades. Nas palavras do secretário municipal da Habitação, Fernando Chucre, o objetivo do levantamen­to é detectar “fraude ou duplicidad­e” nos benefícios. “É um pepinaço e ninguém quis botar a mão nisso até hoje”, disse Chucre (leia texto nesta página).

O programa movimenta cerca de R$ 154 milhões por ano na capital. A existência de fraudadore­s prejudica a inclusão de novos beneficiár­ios. Chegam 15 novos pedidos por dia, em média, totalizand­o 10.700 pessoas.

Os indícios de fraude surgiram após o Agora detectar que, na lista oficial, 1.657 pessoas recebem o benefício há mais de dez anos. Entre elas havia pessoas cadastrada­s desde 2004 que afirmavam que começaram a ganhar o benefício em 2012.

A informação foi confirmado pela secretaria no último dia 23, a pedido da reportagem, que solicitou então a lista correta de beneficiár­ios. Na semana seguinte, a gestão passou à reportagem uma lista atualizada, ainda sujeita a algumas modificaçõ­es.

A lista original, publicada no site, tinha 29.846 pessoas. A atualizada conta com 26.613, e nenhuma delas recebeu o benefício antes de setembro de 2008, de acordo com a prefeitura.

 ?? Ronny Santos/Folhapress ?? O pedreiro Geroncio Passos Neto, 47 anos, em sua casa alugada em Paraisópol­is; nome está na lista do auxílio-aluguel desde 2004, mas ele só recebe desde 2013
Ronny Santos/Folhapress O pedreiro Geroncio Passos Neto, 47 anos, em sua casa alugada em Paraisópol­is; nome está na lista do auxílio-aluguel desde 2004, mas ele só recebe desde 2013
 ?? Reprodução/TV Globo ??
Reprodução/TV Globo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil