Agora

Jovem que furtava livros é preso com 379

Rapaz de 18 anos disse que pegava edições de biblioteca municipal e de mais seis escolas para ler

- (UOL)

Itápolis Um jovem foi detido em Itápolis (353 km de SP) após ter furtado cerca de 400 livros da biblioteca municipal e de seis escolas da cidade. O rapaz de 18 anos foi detido na última segunda-feira e disse que furtava para poder ler, mas não explicou por que não devolvia os exemplares.

No momento da abordagem, ele estava com seis livros furtados. Segundo o de- legado Daniel do Prado Gonçalves, responsáve­l pelo caso, o rapaz tinha cadastro na biblioteca. Enquanto alguns dos livros eram tirados de forma regular, outros eram colocados de forma furtiva dentro da mochila. Ele cometia o crime havia alguns anos, ainda segundo a polícia.

A prisão ocorreu graças aos funcionári­os da biblioteca, que suspeitara­m do jovem e sentiram falta de alguns exemplares. Com auxílio das câmeras de segurança, os furtos conseguira­m ser identifica­dos e a prisão foi efetuada. Segundo a prefeitura, a polícia recuperou 379 livros do acervo, que serão devolvidos à biblioteca.

Os exemplares encontrado­s eram de temática variada, segundo o delegado. Foram encontrado­s desde livros escolares até contos e romances de temáticas variadas.

O jovem, que não teve seu nome revelado e não tem passagem pela polícia, deverá ser enquadrado pelo crime de furto, com punição de um a quatro anos de prisão.

Como não foi feito o flagrante, o jovem prestou depoimento, foi liberado e responderá em liberdade. A reportagem não localizar o suspeito ou seu advogado.

 ?? Divulgação/Prefeitura de Itápolis ?? Livros apreendido­s pela Polícia Civil com jovem de 18 anos em Itápolis; suspeito emprestava ou furtava exemplares de biblioteca municipal e de seis escolas
Divulgação/Prefeitura de Itápolis Livros apreendido­s pela Polícia Civil com jovem de 18 anos em Itápolis; suspeito emprestava ou furtava exemplares de biblioteca municipal e de seis escolas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil