Agora

Rapaz é preso por aliciar jovens para jogar Baleia Azul

Polícia afirma que jovem detido no Rio confessou ter influencia­do 30 vítimas no total

- (FSP)

Rio Um jovem de 23 anos apontado como “curador” do desafio da Baleia Azul, suposto jogo de incentivo ao suicídio, foi preso ontem em Nova Iguaçu, na região metropolit­ana do Rio de Janeiro. De acordo com a polícia, o rapaz confessou ter influencia­do 30 vítimas. A defesa dele não foi localizada.

Matheus Silva foi capturado por agentes da Polícia Civil do Rio em casa, na favela Nova Era. Computador­es e celulares foram apreendido­s em outros oito Estados (Amazonas, Minas, Pará, Paraíba, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe), mas ninguém mais foi preso.

De acordo com os policiais, outros dez “curadores” são investigad­os. Todos usavam perfis falsos no Facebook para contatar as vítimas.

No Código Penal, induzir ou instigar uma pessoa ao suicídio, bem como prestar-lhe assistênci­a, é crime com pena de prisão de dois a três anos, em caso de o suicídio ser consumado. Se o resultado for de lesão corporal grave, a pena é de um a três anos. As penas podem dobrar se a vítima for menor de idade.

O desafio teve origem nas redes sociais da Rússia e se espalhou pela Europa. Dois adolescent­es foram encontrado­s mortos neste ano (em Minas e em Mato Grosso). Eles teriam participad­o do suposto jogo (leia texto abaixo).

“Esse rapaz preso já confessou que era curador, que tinha influencia­do 30 vítimas, mas temos nos autos cerca de 40 vítimas”, disse Fernanda Fernandes, delegada assistente.

Segundo Daniela Terra, delegada titular do caso, todas as vítimas desse grupo de curadores investigad­os eram menores de idade —uma tinha apenas nove anos—, e chegavam com muitas marcas no corpo. Ela contou que todas as vítimas identifica­das entravam em depressão e sofriam pressão dos “curadores” para não saírem do jogo. De acordo com os agentes, as crianças eram ameaçadas de morte. “Os pais precisam estar atentos. A internet é muito vasta. Não é só com relação ao desafio da Baleia Azul, mas também com os pedófilos e vários outros crimes que circulam por ali”, disse.

 ?? Divulgação ??
Divulgação
 ?? Divulgação/Polícia Civil ?? Matheus Silva, 23 anos, preso ontem
Divulgação/Polícia Civil Matheus Silva, 23 anos, preso ontem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil