Agora

Temer age para engordar o PMDB e abre crise MMaaiiaa

Presidente convidou dissidente­s do PSB para entrar em seu partido; eram alvo do chefe da Câmara

- (FSP)

O presidente Michel Temer conseguiu se indispor ontem com dois partidos que, ao menos parcialmen­te, apoiam seu governo e abriu uma crise com DEM e PSB.

A confusão começou com uma visita de Temer à líder do PSB na Câmara, Tereza Cristina (MS), para convidar os governista­s da legenda a ingressar no PMDB.

Foi uma tentativa de conter o avanço do presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEMRJ) —seu sucessor caso seja afastado do cargo por conta da denúncia de corrupção passiva— sobre deputados insatisfei­tos com o comando do PSB. Maia quer conquistar o grupo para engordar a bancada seu partido, o DEM.

Desde que a cúpula do PSB decidiu punir os parlamenta­res que votassem a favor das reformas trabalhist­a e da Previdênci­a, praticamen­te metade dos 36 deputados da legenda se rebelou e manteve-se na base governista.

Maia articula uma migração para turbinar seu partido, hoje com apenas 29 deputados. A meta é chegar a 50 e tomar o lugar do PSDB de terceira maior bancada.

“O presidente saiu dos seus afazeres presidenci­ais para fazer articulaçõ­es políticas, o que mostra que a preocupaçã­o dele não é com os problemas do país, mas em salvar a própria pele”, afirmou o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira.

Temer passou o dia tentando contornar a situação. Chamou o ministro do DEM, Mendonça Filho (Educação), para conversar e, em jantar na casa de Maia, ainda tentaria colocar panos quentes.

Apesar da negativa de Temer e de aliados de interferir nos planos do DEM, a líder do PSB diz que o presidente sugeriu a ida para o PMDB.

“O presidente reforçou as conversas que já vinham acontecend­o”, disse Cristina.

Integrante­s relatam ainda assedio de PSD, PR e PRB, pelas eleições de 2018.

 ?? Marlene Bergamo - 7.jun.2017/Folhapress ?? O presidente Michel Temer (PMDB) conversa com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), em evento no início de junho; eles jantaram ontem
Marlene Bergamo - 7.jun.2017/Folhapress O presidente Michel Temer (PMDB) conversa com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), em evento no início de junho; eles jantaram ontem
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil