Agora

Prefeitura faz limpeza educada na praça da Sé

- (FSP)

Operação de limpeza realizada por guardas-civis e agentes de zeladoria na praça da Sé (região central) ontem de manhã foi “estranha” e forçosamen­te educada, dizem sem-teto do local.

Eles afirmam ter ouvido dos agentes pela primeira vez palavras como “bom dia”, “por favor” e “com licença”. A abordagem amistosa era feita toda vez que entulho e lixo precisavam ser retirados dos espaços improvisad­os de moradia. Os jatos de água só foram acionados após aviso e nunca direcionad­os a pessoas no chão.

A situação foi diferente da relatada por moradores de rua anteontem: no frio, agentes usando jato d’água e desmontand­o barracas para expulsar sem-teto da praça.

“Até parece que eles estão usando maquiagem. Estão sorrindo mais, conversand­o com a gente de forma educada”, diz Alberto David de Souza, 49 anos, sem -teto.

O prefeito regional da Sé, Eduardo Odloak, acompanhou a operação. Ele afirmou que a Inova, empresa responsáve­l pela zeladoria da área, foi notificada e terá cinco dias para explicar a denúncia feita pelos moradores. A Inova disse, anteontem, que evita transtorno­s a qualquer cidadão.

Doria voltou a negar, ontem, que os moradores de rua tenham sido acordados sob jatos d’água. Segundo ele, a Guarda Civil Metropolit­ana checou imagens de sete câmeras de segurança na praça da Sé e não encontrou a cena relatada.

 ??  ?? Funcionári­o usa jato d’água para limpar calçada enquanto moradores de rua dormem na região da praça da Sé; sem-teto estranham abordagem amistosa
Funcionári­o usa jato d’água para limpar calçada enquanto moradores de rua dormem na região da praça da Sé; sem-teto estranham abordagem amistosa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil