Agora

Ex-assessor Marco Aurélio Garcia morre aos 76 anos

- (FSP)

Morreu ontem o assessor para assuntos internacio­nais da Presidênci­a nos governos Lula e Dilma, Marco Aurélio Garcia, aos 76 anos.

Professor aposentado do Departamen­to de História da Unicamp, ele sofreu um infarto fulminante e foi encontrado morto em seu apartament­o, no centro de São Paulo, por volta do meiodia. Seu corpo foi velado na Assembleia Legislativ­a.

Marco Aurélio ocupava nos últimos tempos uma cadeira no conselho curador da Fundação Perseu Abramo, função que assumiu após o impeachmen­t Dilma.

Ele foi idealizado­r do Brics, grupo de países de economia emergente formado por Brasil, Rússia, Índia e China. A ele era creditada a projeção internacio­nal do Brasil durante o governo Lula.

Embora sofresse de graves problemas circulatór­ios, o ex-assessor participav­a ativamente da agenda partidária, como o ato em solidarie- dade a Lula na semana passada. Na última sexta, apresentou à fundação um texto sofre o futuro da esquerda.

No fim de semana, fez compras no centro de São Paulo, onde vivia sozinho em um apartament­o com vista para a praça da República. Ele deixa um filho, Leon.

Marco Aurélio foi secretário municipal de Cultura em Campinas (1989-1990) e também de São Paulo (de 2001 a 2002), na administra­ção Marta Suplicy.

Ele iniciou sua trajetória política no movimento estudantil. Exilou-se na França e no Chile durante a ditadura militar. De volta ao Brasil, em 1979, ajudou a fundar o PT, que também presidiu.

Colecionou polêmicas ao longo de sua carreira. Como conselheir­o de Dilma, foi responsabi­lizado pelo silêncio sobre a repressão do governo Maduro na Venezuela. E causou desconfort­o de seus pares ao pregar afastament­o de petistas investigad­os.

 ??  ?? Marco Aurélio assumiu cargo em 2003, após posse de Lula, e ficou até afastament­o de Dilma, em 2016
Marco Aurélio assumiu cargo em 2003, após posse de Lula, e ficou até afastament­o de Dilma, em 2016

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil